Cofen reforça parceria com Ministério da Saúde contra sífilis

Estratégia pretende realizar testes rápidos de HIV e sífilis na Rede Cegonha, administrar medicação na Atenção Básica, dentre outras ações.

15.06.2016

Na tarde desta terça-feira (14/06), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) voltou a se reunir com o Ministério da Saúde, a fim de planejar estratégias e ações conjuntas para ampliação da testagem rápida de HIV e sífilis e administração de penicilina na Atenção Básica.

A penicilina benzatina é o único medicamento aprovado para o tratamento de sífilis em gestantes, por ser comprovadamente capaz de atravessar a barreira placentária e evitar a graves complicações graves na formação do bebê. Segundo a diretora do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do MS, Adele Benzaken, a aplicação da primeira dose de penicilina no paciente diagnosticado diminui em 90% a transmissibilidade da doença. O Ministério da Saúde fará nova distribuição emergencial da medicação, já realizada em março deste ano, que priorizará o tratamento da sífilis em gestantes e seus parceiros sexuais.

O Brasil registrou alarmantes 11,5 casos de sífilis em gestantes por 100 mil nascidos vivos em 2015, quase o dobro do número em 2012 (5,9 casos por 100 mil). No último ano, 6,6 a cada 100 mil crianças nasceram com a doença, que pode provocar complicações graves, inclusive cegueira e morte do bebê.

Segundo o conselheiro federal Vencelau Pantoja, a enfermagem exerce um papel imprescindível no combate da sífilis adquirida e sífilis congênita, tanto nos aspectos preventivos quanto na administração oportunamente da penicilina na atenção primária. “A ampliação da atuação da Enfermagem na realização de testes rápidos e no tratamento da sífilis é essencial para o combate à doença”, afirma o representante do Cofen, que levará ao plenário a demanda de possível realização de testagem rápida e tratamento inicial também pelos técnicos de Enfermagem.

A parceria do Cofen com o Ministério da Saúde pretende traçar estratégias para o enfrentamento da sífilis com ações tais como: a realização de testes rápidos de HIV e sífilis na Rede Cegonha, administração de penicilina benzatina na Atenção Básica, a ampliação da atuação de Comitês de Investigação de Transmissão Vertical de HIVe sífilis, ação junto aos Conselhos Regionais de Enfermagem na divulgação das atividades aos profissionais, parceria com as coordenações de saúde estaduais e municipais, dentre outras.

Além do Cofen, participaram do encontro, como representantes do Ministério da Saúde, a Coordenação de Assistência e Tratamento, a Coordenação de Laboratório, a Coordenação de Informação e Epidemiologia, a Coordenação de Prevenção e Acesso a Serviços, a Coordenação Geral da Saúde das Mulheres, a Coordenação Nacional de Saúde do Homem, o Departamento de Atenção Básica e o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais.

Ministério da Saúde no 19º CBCENF – Um dos desdobramentos da parceria do Cofen com o Ministério da Saúde é a participação no Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, que será realizado em Cuiabá/MT, de 18 a 21 de outubro. As atividades que possivelmente serão realizadas ainda estão em discussão, podendo ser uma campanha em prol do Dia Nacional contra a Sífilis, em 15 de outubro. A presença do Ministério da Saúde reforça o diálogo com os profissionais de Enfermagem, que representam mais de metade dos profissionais de Saúde brasileiros.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais