Cofen se une à campanha pela doação de órgãos

Iniciativa, com foco na família, visa aumentar a quantidade de transplantes realizados no Brasil; em seis anos, aumento chegou a 90%

25.09.2014

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) se juntou à campanha do Ministério da Saúde em prol da doação de órgãos. A nova campanha de estímulo à doação, lançada na quarta-feira (24/9), tem foco na sensibilização das famílias sobre a importância da autorização para a retirada de órgãos, após a confirmação da morte encefálica.

O Brasil é o país latino-americano com maior percentual de aceitação familiar. Atualmente, 56% das famílias aceitam e autorizam a retirada de órgãos para a doação. O número de doadores subiu 90% em seis anos. Aumentar ainda mais esse número é fundamental para a saúde dos 37 mil pacientes que aguardam um transplante no país.

“O grande desafio do programa não é mais a questão estrutural (hospitais, equipe de saúde), mas o aumento do número de doadores”, explica o conselheiro federal Vencelau Pantoja, que representou o Cofen no lançamento da campanha, em Brasília. “Podemos reduzir essa fila de espera com a adesão de mais brasileiros”. A Semana Nacional de Doação de Órgãos, iniciativa da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) em parceria com o Ministério da Saúde, com objetivo de sensibilizar a população, vai até sexta-feira (27/09).

No primeiro semestre de 2014, foram realizados 11,4 mil transplantes no Brasil – 6,6 mil deles de córnea. A decisão sobre a doação de órgãos, após a confirmação da morte encefálica, cabe à família. Mas, para facilitar essa decisão, em um momento tão difícil, é importante que a pessoa manifeste, em vida, o desejo de ser doador.

Redes Sociais – O conselheiro conta como as redes sociais podem ajudar possíveis doadores a salvar vidas. “O Facebook adicionou um aplicativo do Ministério da Saúde por meio do qual a pessoa pode declarar-se doadora e compartilhar essa informação com os familiares e toda sua rede de contatos.”

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais