Cofen se une ao Coren-RS no apoio aos profissionais atingidos pelas chuvas

"Pedimos a todos os atingidos que preencham o formulário e informem suas necessidades. Estamos aqui por vocês", reforça coordenador da ERR/Cofen. 31% dos profissionais e familiares identificados já recebeu apoio.

03.05.2024

No Rio Grande do Sul desde quinta-feira (2/5), a Equipe de Resposta Rápida do Conselho Federal de Enfermagem (ERR/Cofen) está mobilizada em apoio aos afetados pelos temporais e alagamentos, junto ao gabinete de crise instituido pelo Coren-RS. “Pedimos a todos os profissionais atingidos pelas enchentes que preencham o formulário e informem suas necessidades. Estamos aqui por vocês”, reforça o coordenador ERR/Cofen Eduardo Fernando Souza.

Até a noite de sexta-feira, 3/5, foram identificados 103  enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem afetados. Destes, 74 relataram precisar de apoio solidário, juntamente com 259 familiares. 47,6% estão desalojados e 41,4% ilhados. 

“A tendência é aumentar muito o número de profissionais afetados, pois a energia e internet estão sendo reestabelecidas nos municípios”, alerta Eduardo. O governo federal anunciou nesta tarde, 3/4, a suspensão do Concurso Nacional Unificado (CNU) em razão da calamidade pública no Rio Grande do Sul.

“Todas as saídas de Porto Alegre estão todas alagadas, o rio Guaíba chegou a 5 metros. As estradas para a região da serra estão intransitáveis, e o risco é grande. Por isso, estamos monitorando a situação e buscando atender as vítimas por agentes locais”, relata Eduardo. “Esses dados [do formulário] são fundamentais para o mapeamento das necessidades e organização das ações”, afirma o coordenador, que representa a EER/Cofen no gabinete de crise, junto ao enfermeiro Silvio Queiroz, doutor em Promoção de Saúde e especialista em desastres naturais. 

A maioria dos profissionais afetados são de Porto Alegre, Eldorado do Sul e São Leopoldo. Também buscaram apoio profissionais de Agudo, Arroio dos Ratos, Alvorada, Butiá, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Candelária, Canoas, Caxias do Sul, Cerro Branco, Charqueadas, Esteio, Feliz, Gramado, Gravataí, Guaíba, Guaporé, Igrejinha, Itaara, Lajeado, Minas do Leão, Montenegro, Nova Santa Rita, Novo Cabrais, Novo Hamburgo, Pareci Novo, Parobé, Putinga, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Domingos do Sul, São Jerônimo, São João do Polêsine, Sapucaia do Sul, Sobradinho, Três Coroas e Triunfo. Alguns já estão recebendo apoio remoto do Enfermagem Solidária. 

Enfermagem Solidária – Os profissionais de Enfermagem contam com programa de apoio emocional oferecido pelo Cofen, em parceria com especialistas voluntários. Criado durante a pandemia de covid-19 pelo Cofen, o Enfermagem Solidária oferece atendimento pela multiplataforma CofenPlay. Os atendimentos são conduzidos sob absoluto respeito à privacidade e a confidencialidade. 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais