Cofen vai à Justiça para garantir testagem dos profissionais para COVID-19

Ação busca proteger a equipe de Enfermagem

24.04.2020

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) ajuizou ação cível pública, com pedido de tutela de urgência, para assegurar a realização de testes rápidos de detecção do novo coronavírus nos profissionais de Enfermagem. A equipe de Enfermagem é um grupo de alto risco para contágio do nova doença, e muitos casos são assintomáticos.

“É imprescindível que as instituições e os serviços de saúde ampliem a capacidade para detectar a doença entre os profissionais de saúde neles atuantes”, afirma a procuradora-geral do Cofen, Tycianna Monte Alegre, citando documentação técnica da OMS. A testagem ampla é um dos pilares para o controle da doença. “Encontrem, isolem, testem e tratem todos os casos, rastreando todos os contatos; preparem seus hospitais; protejam e capacitem seus profissionais de saúde”, orientou o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus.

“O compromisso do Cofen é garantir a segurança dos profissionais de Enfermagem e seus familiares, além da população em geral”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri. “Assim como a disponibilização de EPIs, a testagem em larga escala de profissionais de Saúde é uma medida fundamental para controlar o avanço da doença. Cada profissional que adoece representa um risco para a equipe, para os pacientes, e para sua própria família”.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais