Cofen vai ao RS e comprova poder de superação da Enfermagem gaúcha

Ao longo da semana, os conselheiros deliberaram 12 processos éticos e 49 processos administrativos.

21.02.2025

Presidente do Coren-RS, vice-presidente e presidente do Cofen
Encontro reiterou o compromisso do Cofen em fortalecer o diálogo com os profissionais da categoria e intensificar a interlocução com os Conselhos Regionais

O Plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realizou, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, em Porto Alegre (RS), a 574ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP), marcando a primeira reunião descentralizada de 2025. O encontro reiterou o compromisso do Cofen em fortalecer o diálogo com os profissionais da categoria e intensificar a interlocução com os Conselhos Regionais. Ao longo da semana, os conselheiros deliberaram 12 processos éticos e 49 processos administrativos.

A descentralização das reuniões de plenário permite uma maior aproximação com a realidade dos profissionais em diferentes estados. A escolha do Rio Grande do Sul como sede do encontro teve um significado ainda mais especial diante da recente catástrofe que assolou a região. O estado enfrentou um período crítico de enchentes, e a categoria desempenhou um papel essencial no atendimento às vítimas por meio do programa SOS Chuvas, promovido pelo Cofen e seus parceiros.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, ressalta que a realização da reunião no Rio Grande do Sul simboliza mais do que um compromisso institucional, mas um ato de solidariedade e reconhecimento. “A Enfermagem gaúcha deu uma demonstração extraordinária de coragem e dedicação ao enfrentar essa tragédia. Nossa presença aqui não é apenas para deliberar sobre temas administrativos, mas para reconhecer e enaltecer o trabalho incansável desses profissionais, que foram a linha de frente no atendimento às vítimas. O Cofen está ao lado da categoria não só nos momentos de crescimento, mas, sobretudo, nos períodos de adversidade, reafirmando nosso compromisso com aqueles que dedicam suas vidas a cuidar do próximo”, disse.

Porto Alegre concentra o maior quantitativo de profissionais de Enfermagem do RS. No total, o Estado tem 159.824 inscritos e abriga, além da Sede, sete subseções do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS).

Plenário Cofen - Porto Alegre
Escolha do Rio Grande do Sul como sede do encontro teve um significado ainda mais especial diante da recente catástrofe que assolou a região

Para o presidente do Coren-RS, Antônio Tolla, a realização da reunião no estado evidenciou a valorização da categoria e o compromisso do Cofen com as demandas locais. “A Enfermagem gaúcha tem uma história de dedicação e luta. Esta reunião em Porto Alegre mostrou que estamos atentos às necessidades dos profissionais e comprometidos em construir políticas que garantam melhores condições de trabalho e valorização da categoria”, ressaltou.

A presença do Cofen no Sul do Brasil também se mostrou um ponto de atenção nas reuniões descentralizadas. A visita à Porto Alegre demonstrou um olhar especial para a Enfermagem da região, fortalecendo o diálogo com os profissionais e promovendo a escuta ativa das suas principais demandas.

Segundo o vice-presidente do Cofen, Daniel Menezes, que já presidiu o Coren-RS, a plenária descentralizada representa um passo importante para uma gestão mais participativa e alinhada com as necessidades da categoria. “Ao trazer as reuniões para diferentes estados, conseguimos compreender melhor as realidades locais e estabelecer ações mais efetivas para o fortalecimento da Enfermagem em todo o país”, afirmou.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais