Coes vai apoiar Plano de Contingência da 6ª Conferência de Saúde Indígena

Ação do Comitê de Operações de Emergência em Saúde do Conselho Federal de Enfermagem (Coes/Cofen) acontece após convite da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), organizadora do evento

06.09.2022

Conferência Nacional de Saúde Indígena é um evento organizado pela SESAI e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS)

Após convite da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde, o Comitê de Operações de Emergência em Saúde do Conselho Federal de Enfermagem (Coes/Cofen) iniciou, na última quinta-feira (1/9), a construção do Plano de Contingência Sanitário que será implementado durante a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI), programada para o mês de novembro em Brasília/DF.

O CNSI é um evento organizado pela SESAI e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Estima-se que cerca de duas mil pessoas estejam reunidas na capital federal durante a conferência. Para esta sexta edição, a expectativa é de que seja atualizada a Política Nacional de Saúde Indígena (PNASPI), com o objetivo de redefinir diretrizes e efetivar as particularidades étnicas e culturais no modelo de atenção à saúde dos povos indígenas.

“Conhecer as características e particularidades de cada etnia é fator primordial para subsidiar a construção de medidas que serão utilizadas durante a conferência”, ressalta o coordenador-geral de Gestão das Ações de Atenção à Saúde Indígena, Ernani Sousa Gomes.

“Ter a oportunidade de trabalhar de forma integrada com outras autarquias que já possuem a expertise na gestão sanitária de eventos em massa e promover ações que ofertem maior segurança para a saúde dos participantes, respeitando suas crenças e costumes, representará um marco”, destaca Para Wilma Tomé, responsável pela Comissão Organizadora do evento.

“Planejar e implementar medidas sanitárias eficazes que possam garantir a segurança durante esse grande evento, respeitando a cultura e costumes de cada etnia indígena, será, sem dúvidas o maior desafio do COES neste momento de pós-pandemia da COVID-19. Portanto, devemos criar ações efetivas, conforme a dinâmica de vida comunitária dos povos indígenas, estabelecendo medidas sanitárias e de biossegurança, minimizando qualquer possibilidade de transmissão cruzada durante e após o evento”, afirma Eduardo Fernando de Souza, coordenador do Coes/Cofen.

Representando a SESAI, participaram da reunião Ernani Gomes, Jaime Valencia, Wilma Tomé, Claudeci Silva, Janete Lago, Fabrício Abreu e Cristiane Neves. Além de Eduardo Fernando de Souza, coordenador do coes, também acompanhou a reunião a integrante do comitê Mayra Gonçalves.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais