Cofen visita Hospitais Federais no Rio de Janeiro

Ambos hospitais possuem enfermeiras na direção geral, demostrando, com grande competência, a capacidade das mulheres e enfermeiras como gestoras

28.03.2025

Presidente do Cofen visita hospitais dirigidos por enfermeiras e destaca a gestão competente
No INCA, Manoel Neri conheceu a estrutura da instituição e as ações no tratamento de cânceres ginecológicos e tumores ósseos

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, e a conselheira Ellen Peres realizaram, nesta quinta-feira (27), visitas institucionais ao Instituto Nacional de Câncer II (INCA II) e ao Hospital Federal de Bom Sucesso (HFB), no Rio de Janeiro. O objetivo foi destacar a importância da gestão exercida por enfermeiras, bem como ressaltar o compromisso e a competência desses profissionais na administração de unidades de saúde.

Ambos hospitais possuem enfermeiras na direção geral. Isso demonstra, com grande competência, a capacidade das mulheres e enfermeiras como gestoras. “Essas profissionais evidenciam sua habilidade para liderar equipes e encontrar soluções para desafios complexos, aprimorando o acesso aos serviços de saúde e garantindo maior resolutividade com qualidade para a população atendida”, destacou Manoel Neri.

Durante a visita ao INCA, dirigido pela enfermeira Karla Biancha, o presidente do Cofen conheceu a estrutura organizacional da instituição, incluindo as atividades desenvolvidas pelo INCA HC2 no tratamento de cânceres ginecológicos e tumores do tecido ósseo conectivo. Na ocasião, também foram expostas as ações já implementadas e as diretrizes prioritárias da nova gestão até 2026. Entre elas, destaca-se a adoção do Protocolo de Acolhimento por Classificação de Risco no pronto atendimento da Unidade 2, medida que viabilizou a estratificação dos pacientes, a definição de prioridades conforme a gravidade dos casos e a organização da fila de espera.

Além disso, foram detalhados os quatro objetivos táticos prioritários da gestão, alinhados à estratégia institucional do INCA e com previsão de conclusão até outubro de 2026: otimização da fila cirúrgica por meio da estratificação e atualização dos protocolos; implementação do processo de navegação para pacientes com câncer de ovário, visando aprimorar seu acompanhamento; aperfeiçoamento dos processos assistenciais, com foco em maior eficiência e organização; e fortalecimento das relações interpessoais entre as equipes médica e multiprofissional, promovendo o engajamento e o bem-estar no ambiente de trabalho.

Presidente do Cofen visita hospitais dirigidos por enfermeiras e destaca a gestão competente
No HFB, Neri destacou a reorganização da assistência, com a reabertura de leitos e a aquisição de novos equipamentos tecnológicos
 
 
 

No Hospital Geral de Bom Sucesso, que tem como superintendente a enfermeira Elaine Lopes, segundo o presidente do Cofen, em pouco tempo o hospital conseguiu ordenar a assistência hospitalar, reabrindo leitos fechados há anos e adquirindo modernos equipamentos tecnológicos. Além disso, a estrutura hospitalar foi melhorada, com a troca de colchões antigos, a substituição de leitos obsoletos e outras medidas para otimizar a organização da assistência prestada pela unidade de saúde.

“Como parte das melhorias, o hospital também realizou um processo seletivo e contratou cerca de 2.000 profissionais de saúde para recompor sua força de trabalho”, disse Neri. Além disso, está em andamento o planejamento para a realização de um concurso público, como uma medida de impacto adotada pela gestão do HFB.

Por fim, Manoel Neri destacou que essas visitas reforçam a relevância da Enfermagem na gestão da saúde, demonstrando que enfermeiras e enfermeiros possuem o preparo e a capacidade necessários para liderar instituições de grande porte e impactar positivamente a qualidade da assistência à população.

Fonte: Ascom/Cofen