Com auditório lotado, Coren-SE realiza Semana de Enfermagem 2019

O poeta Bráulio Bessa apresentou a palestra magna “Poesia que transforma”

27.05.2019

Com o tema “Enfermagem: Uma voz para liderar – Saúde para todos”, o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Sergipe (Coren-SE) realizou de 22 à 24 de maio, a Semana de Enfermagem 2019. A abertura do evento contou com a presença de autoridades, profissionais e estudantes de enfermagem de todo o Estado que lotaram o auditório da Universidade Maurício de Nassau.

O grupo MAADOR – Música no Alívio da Ansiedade e da Dor, formado por estudantes de graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), abriu o evento e encantou o público presente cantando músicas de influência nordestina que integram o MPB. Os mais de 500 participantes aprovaram o repertório e entraram no embalo das melodias. Em seguida, foi feita a composição da mesa formada por autoridades e representantes de entidades da Enfermagem.

“Enfermagem: Uma voz para liderar – Saúde para todos” foi tema da Semana da Enfermagem do Coren-SE

Buscar a valorização dos profissionais da Enfermagem é um dos principais objetivos da atual gestão do Coren-SE. Após a composição da mesa, três profissionais de enfermagem tiveram sua biografia narrada pelo mestre de cerimônia. A auxiliar de enfermagem, Maria Aparecida, o técnico Wellington Bigi e a enfermeira, Irene de Deus, foram aplaudidos de pé e receberam uma placa de honra por toda dedicação e valiosa contribuição à Enfermagem Sergipana e aos pacientes.

Após as saudações, deu-se início as atividades científicas do evento. Na oportunidade, o público presente assistiu a palestra “As competências polivalentes frente à eficiência produtiva na Enfermagem”, proferida pelo enfermeiro e membro da Câmara Técnica de Assistência à Saúde do Cofen, Vencelau Pantoja.

Braulio Bessa apresentou a palestra magna “Poesia que transforma”

Para encerrar a solenidade de abertura com chave de ouro, o poeta, cordelista e declamador, Bráulio Bessa, apresentou a palestra magna “Poesia que transforma”. Na ocasião, ele falou sobre motivação e empreendedorismo, relatando aos participantes sobre sua experiência de vida, em que -como ele mesmo se auto define-, um ‘matuto’ sonhador do interior do Ceará que usa ‘percata’ de couro, sem precisar abandonar o sotaque, criou um dos maiores movimentos digitais de divulgação da cultura nordestina.

“Quando eu recebi o convite, fiquei feliz e grato. É uma responsabilidade falar para um profissional que sai da sua casa em busca de conhecimento. Quando pego no microfone, costumo ser muito honesto com as pessoas. Eu acho que essa história de ‘gente de verdade’ está em extinção, principalmente quando se tem muita gente olhando pra você. Desde a minha primeira palestra, eu decidi que iria me comunicar com o ser humano, não criar nenhum tipo de padrão ou fala que pudesse limitar. Foi isso que eu vim fazer aqui. O público desse evento, antes de ser profissional de enfermagem, é um ser humano”, finalizou o poeta.

Atividades Científicas – A Semana de Enfermagem 2019 possibilitou aos participantes, durante os três dias de evento, muito conhecimento, discussões e trocas de experiências com palestrantes de renome nacional, visando garantir a eficácia de suas atividades e competências em prol de melhorias na assistência prestada à população.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais