Começa 17ª Conferência Nacional de Saúde: “O Brasil voltou”

Evento marca retomada da participação popular na construção de políticas de Saúde

03.07.2023

Conferência Nacional de Saúde acontece a cada quatro anos para definição e construção conjunta de políticas públicas do SUS (foto:CNS)

Começou, neste domingo (2/7), em Brasília, a 17ª Conferência Nacional de Saúde. A abertura do evento quadrianual celebrou a participação popular na construção de políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Hoje já é um novo dia”, afirmou a ministra, Nísia Trindade, em alusão ao tema ‘Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia’. “Não queremos uma conferência apenas como um ato. Queremos uma conferência como um documento forte que o Ministério da Saúde vai implementar. É esse o nosso compromisso”, afirmou.

Os mais de 700 mil mortos por covid-19 foram lembrados na mesa de abertura do evento, que contou com a presença das ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, das Mulheres, Aparecida Gonçalves, dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, entre outras autoridades. “Muitas das mortes poderiam ter sido evitadas com ações coordenadas do Governo Federal”, destacou Nísia Trindade.

Mesa da abertura da 17ª Conferência Nacional de Saúde (foto: CNS)

O presidente do CNS reforçou que a saúde não pode ser vista de maneira isolada, pois é diretamente associada à determinantes sociais. “Saúde tem que significar que as pessoas têm direito a comida, casa, trabalho, a um salário condigno, água, vestimenta, educação. Direito a informações, como dominar o mundo e transformá-lo. Direito ao meio ambiente protegido e uma vida digna e decente, como nos ensinou Sérgio Arouca”, afirmou Pigatto.

Movimentos Sociais em Saúde – Durante o evento, será lançado o Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde. Fruto de parceria entre o Ministério da Saúde, a Fiocruz e o CNS. O mapa é uma plataforma coletiva e interativa que reúne iniciativas práticas e saberes dos movimentos sociais no campo da saúde. O objetivo é que a ferramenta colabore no fomento de redes sobre políticas públicas.

Conferência Nacional de Saúde – A Conferência Nacional de Saúde acontece a cada quatro anos para definição e construção conjunta de políticas públicas do SUS. A etapa nacional foi precedida de encontros municipais e estaduais, realizadas pelos Conselhos de Saúde, junto às respectivas Secretarias de Saúde, além das conferências livres sobre temáticas específicas. Das etapas municipais e estaduais, são eleitos os delegados, que trazem as propostas para a etapa nacional.

O encontro é um passo essencial para elaboração e aprovação de propostas para o Plano Nacional de Saúde e o Plano Plurianual 2024-2027. A última Conferência Nacional de Saúde foi realizada em 2019, já no governo de Jair Bolsonaro (PL) e sob o anúncio de cortes orçamentários, que precederam a pandemia de covid-19.

A 17ª edição prossegue até quarta, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal, com participação de milhares de pessoas, incluindo representantes de entidades, do poder público e delegações de todo o Brasil.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais