Comissão de Práticas Integrativas Complementares promove projeto de autocuidado no Abril Verde

Comissão ensinou práticas preventivas de fácil realização em qualquer ambiente

26.04.2024

Integrantes da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

A Comissão de Práticas Integrativas Complementares em Saúde do Cofen (CPICS/Cofen) promoveu o Projeto Saúde do Trabalhador, nesta quinta-feira (25), no auditório da Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Durante as atividades, foram abordadas práticas de respiração consciente, automassagem, e como utilizar corretamente a aromaterapia.

O Abril Verde, capitaneado pelo Ministério Público do Trabalho (CODEMAT/MPT), busca, por meio de parcerias institucionais, realizar ações e debates sobre os problemas laborais que afetam a saúde e a segurança do trabalhador.

“Essa iniciativa estimula o autoconhecimento, beneficia a saúde mental dos funcionários e impacta positivamente no desempenho do Cofen como um todo. Manter a constância dos atendimentos é essencial para garantir um acompanhamento contínuo e aprofundado das práticas integrativas dentro do ambiente laboral”, pontuou a chefe do Setor de Recursos Humanos, Raphaela Guimarães.

Claúdia Ferreira, coordenadora da comissão, reforçou a importância da respiração consciente como uma ferramenta valiosa para lidar com o estresse e a ansiedade, evitando uma sobrecarga emocional. “Por meio das práticas integrativas, nós tentamos reduzir o estresse e os problemas ergonômicos, principalmente posturais, que surgem durante toda jornada de trabalho. O Cofen é nosso órgão normatizador, nada mais justo que apresentar aos funcionários da autarquia os benefícios dessas práticas”.

Além de demonstrar técnicas alternativas como a auriculoterapia, cromoterapia, meditação e yoga, as integrantes da comissão reforçaram que essas atividades também podem ser incluídas na rotina, tornando-se um hábito saudável não só no ambiente laboral, como na vida pessoal.

“Diversas pessoas têm alterações no apetite, no sono, na postura, que afetam diretamente o trabalho. Proporcionar essas atividades é uma forma de controlar esses malefícios e, se possível, extingui-los”, explicou Elisângela Torres, integrante da comissão.

Base Legal – A Política Nacional de  Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) foi instituída em 2006, com respaldo na Portaria MS 971/2006,  e nas portarias 849/2017 e 702/2018, que ampliam o escopo de práticas. Várias PICs já estão entre as especialidades de enfermeiros reconhecidas na Resolução Cofen 581/2018.

Atualmente, existem 29 procedimentos de práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde (SUS). São elas: Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Dança Circular, Geoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição de Mãos, Medicina Antroposófica, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozonioterapia, Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Terapia de Florais, Termalismo Social/Crenoterapia e Yoga.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais