Comissão discute ajustes finais em resolução sobre Urgência e Emergência

Comissão estuda dados e experiências para elaborar minuta de resolução

05.03.2020

Atendimento pré-hospitalar é um dos gargalos da assistência

A Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen se reuniu nesta semana, de 3 a 5/3, para discutir a minuta de resolução que vai normatizar a atuação da Enfermagem no Atendimento Pré-Hospitalar. Marisa Malvestio apresentou indicadores da composição e distribuição da força de trabalho em Enfermagem no Brasil e dos atendimentos do SAMU em todos o país, por Estado e Região. Um dos desafios da Comissão é elaborar uma proposta que atenda as características e complexidades Regionais do Brasil.

O subsecretário da Saúde do Espírito Santo, Gleikson Barbosa, foi recebido pela Comissão para compartilhar a experiência do Programa SAMU para todos, que amplia o atendimento pré-hospitalar nos vazios assistenciais no estado. “Apostar no protagonismo da Enfermagem é um dos eixos do programa, que busca qualificar assistência prestada aos pacientes críticos na ausência do profissional Médico”, disse o subsecretário.

“Trata-se de um modelo de ambulância chamada de Unidade de Suporte Intermediário de Vida (SIV), que incorpora tecnologia, equipamentos e qualificação da equipe composta por enfermeiro, técnico de Enfermagem e condutor de Ambulância”, afirmou o subsecretário, acompanhado pelo coordenador da Rede de Urgência e Emergência do Espírito Santo e também membro da Comissão Eduardo Fernando.

O presidente do Cofen, Manoel Neri, destacou a importância da proposta do Suporte Intermediário de Vida para melhorar os serviços de atendimento pré-hospitalar no Brasil. A minuta de resolução será pautada pelo Cofen no transcurso da Reunião Ordinária de Plenária que inicia em Porto Alegre, em 23 de março de 2020.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais