Conarenf realiza Seminário Nacional de Residência em Enfermagem

Evento contou com extensa programação e buscou ampliar o diagnóstico situacional de todos os segmentos dos programas de residência no Brasil

20.04.2023

Conarenf é reconhecida pela categoria como referência. Seminário traçou novas perspectivas para o futuro da área

A Comissão Nacional de Residência do Conselho Federal de Enfermagem (Conarenf/Cofen) realizou, na última terça-feira (18/4), o Seminário Nacional de Residência em Enfermagem. Promovido na sede do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), o evento buscou ampliar o diagnóstico situacional de todos os segmentos dos programas de residência no Brasil, traçando novas perspectivas para o futuro da área dentro da profissão.

O seminário contou com transmissão on-line, alcançando quase 300 participantes, e teve como objetivo devolver à comunidade de residência em Enfermagem (coordenadores, docentes, tutores, preceptores e residentes) a situação levantada nos Seminários Regionais dos Programas de Residência de Enfermagem no Brasil. Realizados no último ano, os eventos levantaram dados sobre as diferentes dimensões das residências, como questões relacionadas à preceptoria e tutoria, além de outros aspectos como distribuição demográfica, especialidades prevalentes e tipos de programa (Uni ou Multiprofissional).

Evento alcançou quase 300 participantes nas modalidades presencial e on-line

Dentre as atividades, foi realizado um Talk show com a participação de Aloide Guimarães, membro titular da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), juntamente com os membros da Conarenf. Na sequência, os participantes acompanharam a apresentação da pesquisa sobre a regulação do exercício profissional na residência. Também foram realizadas oficinas individualizadas com os coordenadores, docentes, tutores, preceptores e residentes.

“Ao final do seminário, foi possível identificar os principais desafios e potencialidades da gestão da Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissionais em Saúde (COREMU) relativos ao Projeto Político pedagógico (PPP), à preceptoria, legislação, processos avaliativos, metodologia de ensino, infraestrutura, articulação com a rede de Atenção à Saúde e exercício profissional do residente”, afirma Virna Hildebrand, membro da Conarenf.

Programação do seminário contou com talk show, apresentação de pesquisa e realização de oficinas

“A síntese das discussões focou nos critérios a serem incluídos na regulamentação do exercício profissional do enfermeiro preceptor e do residente”, finaliza.

Participaram do evento de modo presencial os conselheiros federais Silvia Neri, Leocarlos Cartaxo e Dannyelly Costa, além de membros da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen.

Exemplo – Criada em 2001 por meio da Resolução Cofen 259/2001, a Conarenf é reconhecida pela categoria como referência, tendo desempenhado nos últimos anos papel de destaque na implantação de programas de Residência e no aperfeiçoamento de programas já existentes em todo o país.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais