Conaten debate os 10 passos para a segurança do paciente
Um evento adverso em cada hospital ao dia representa 7.543 eventos adversos ao ano e mais de 2,7 milhões ao ano.
26.11.2015
Participantes do IV Congresso Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – Conaten discutiram, nesta quinta-feira (25/11), os 10 Passos para a Segurança do Paciente, apresentados e debatidos em palestra da professora Cleide Mazuela, coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas (CTLN). “A cultura nas unidades de Saúde não pode ser punitiva, mas educativa. Um erro deve orientar mudanças de processos, para que não volte a ocorrer”, destacou a palestrante.
“As anotações de Enfermagem são parte integral do cuidado com o paciente”, lembrou Cleide Mazuela. “A insuficiência de registro de Enfermagem é uma das principais causas de erro. As equipes não podem adivinhar o que foi feito no plantão anterior”, afirmou a palestrante.
A superlotação dos serviços e o subdimensionamento profissional foram destacados como fatores diretamente relacionados ao aumento dos erros de Enfermagem. Um evento adverso em cada hospital ao dia representa 7.543 eventos adversos ao ano e mais de 2,7 milhões ao ano.
Mediadora da palestra, a conselheira do Coren-GO Marli Ávila apresentou sua experiência como membro a Comissão de Instrução de Processos Éticos por sete anos. Os casos relatados ressaltam a importância do respeito à legislação de exercício profissional, sem ultrapassar os limites estabelecidos para atuação de cada categoria. As intervenções do público ressaltaram as dificuldades encontradas no trabalho, da falta de equipamentos e aos problemas de comunicação e gestão das equipe de Saúde.
Relembre os 10 passos para Segurança do Paciente:
1. Identificação do paciente;
2. Cuidado limpo e cuidado seguro – higienização das mãos;
3. Cateteres e sondas – conexões corretas;
4. Cirurgia segura;
5. Sangue e hemocomponentes – administração segura;
6. Paciente envolvido com sua própria segurança;
7. Comunicação efetiva;
8. Prevenção de queda;
9. Prevenção de úlcera por pressão;
10. Segurança na utilização de tecnologia.