Conatenf/Cofen participa do Encontro Baiano de Aux. e Téc. de Enfermagem

Evento foi realizado na sexta-feira pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA)

16.11.2016

encontro_ba-abertura
Paulo Murilo (Conatenf/Cofen) representou o Conselho Federal de Enfermagem na mesa de abertura

O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promoveu, na última sexta-feira (11), no São Salvador Hotel, a quarta edição do Encontro Baiano de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. Com o tema central “Quem é o auxiliar e o técnico de enfermagem no cenário atual? – Desafios da Enfermagem”, evento reuniu cerca de 200 participantes, entre profissionais de instituições públicas e privadas, representantes sindicais e de associações ligadas à saúde e do sistema Cofen/Conselhos Regionais.

A presidente do Coren-BA, Maria Luísa Almeida, iniciou sua fala destacando a presença e prestando homenagem à AE Beatriz Raymunda Oliveira Rocha. A profissional de 83 anos, dos quais 65 foram dedicados à profissão, atuou no campo da obstetrícia como parteira, e carrega uma rica história de trabalho e dedicação como auxiliar de enfermagem. A presidente do Coren-BA destacou que o encontro é um espaço de construção de uma história, “um espaço da voz da enfermagem, que deve ecoar, sair daqui deste salão e ir para as ruas”.

encontro_ba_homenagem2
A auxiliar de Enfermagem Beatriz Raymunda (83) foi homenageada

O técnico Paulo Murilo de Paiva, integrante da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf/Cofen) e da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten), representou o Conselho Federal de Enfermagem na abertura do evento. Também estiveram presentes à mesa, o técnico Marcos de Oliveira Silva, conselheiro suplente do Coren-BA e coordenador do evento; e a enfermeira Tânia Bulcão, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Bahia (ABEn-BA).

A conferência magna “Quem é o técnico e o auxiliar de enfermagem no cenário atual” foi conduzida pela enfermeira e técnica em Enfermagem Aline Soares, que discutiu, à luz dos dados da pesquisa Perfil da Enfermagem (Cofen/Fiocruz), o trabalho de Enfermagem, a inserção dos auxiliares e do técnicos na gestão do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, e os desafios para as categorias. Aline Soares observou que só agora o novo código eleitoral do Cofen vai garantir na legislação que os cargos de primeiro e segundo tesoureiros sejam exercidos privativamente por auxiliares e técnicos. “No Coren-BA isso já acontece, mas a mudança na legislação é um avanço que mostra que os auxiliares e técnicos estão tendo maior representatividade”, avaliou.

O diálogo aberto com o nível médio é uma das propostas da atual gestão do Cofen (2015-2018) que, em sua primeira reunião de plenária, em abril, aprovou a criação da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – Conatenf. A plenária também aprovou mudança no código eleitoral, que reserva aos profissionais de nível médio o cargo de tesoureiro e segundo tesoureiro nos Conselhos Regionais, garantindo a presença na diretoria.

encontro_ba
Realizado pelo Coren-BA, encontro reuniu cerca de 200 participantes

Inserção profissional – A mesa redonda “A inserção do profissional de enfermagem no mercado de trabalho, na perspectiva de: Gênero; cor e raça; emprego”, mediada por Maria Luísa, contou com as participações da técnica Ubiraci Matildes Dias (Sesab) e da enfermeira Vivalnita Mendonça (Coren-BA). A mesa tratou das diferenças salariais ligadas às diferenças de raça e gênero; das formas e práticas de racismo – racismo institucional; mercado de trabalho e diversidade religiosa – intolerância, divisão e afastamento entre as pessoas; o mercado de trabalho – cenário do mercado atual com dados da pesquisa Perfil da Enfermagem; concorrência; instabilidade política; crise financeira.

Erro profissional – As atividades do período da tarde iniciaram com a apresentação do trabalho “Erro profissional e processo de trabalho em enfermagem: Revelando a precarização”, do professor Handerson Santos (UFBA). Na apresentação, o enfermeiro abordou elementos da precarização do trabalho – intensidade da jornada de trabalho, sobrecarga de trabalho, condições de trabalho – identificados em processos éticos arquivados no Coren-BA como condições produtoras de erro. “Todos os processos que tiveram erro que chegaram ao Coren-BA, em 24 anos, tiveram elementos da precarização do trabalho, que conduzem ao erro”, informou Handerson.

encontro_ba_talkshow
Talk Show encerrou o evento

Talk Show: relações de trabalho – O ponto alto do 4º Encontro foi o bate papo em formato Talk Show, que encerrou o evento. Com o tema “Relações de/no trabalho dos profissionais de Enfermagem”, as discussões foram ampliadas para a plateia e assuntos como as características das relações de trabalho do auxiliar e técnico de enfermagem; divisões de trabalho das categorias como geradores de conflitos; relação gestor-equipe-paciente; conflito x confronto; necessidade de avanços na legislação; união das entidades e compreensão das atribuições das entidades foram debatidos. A plateia fez perguntas, deu sugestões e teve espaço para interagir com os convidados: os enfermeiros Tânia Bulcão, Fábia Freitas (Coren-BA), Handerson Santos, e os técnicos Jorge Vianna (SINDATE-DF) e Paulo Murilo de Paiva (Conaten/Cofen).

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais