Conatenf Itinerante realiza encontro em Rondônia para fortalecer a Enfermagem

Rondônia recebeu a comissão para dialogar com profissionais de Enfermagem sobre as principais demandas da categoria

11.02.2025

Conatenf Itinerante promove encontro com a Enfermagem em Rondônia
Iniciativa tem como objetivo abordar temas prioritários para a Enfermagem

A Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf), do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), realizou, nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2025, mais uma etapa do “Projeto Conatenf Itinerante”. Nesta edição, Rondônia recebeu a comissão para dialogar com profissionais de Enfermagem sobre as principais demandas da categoria.

A iniciativa tem como objetivo abordar temas prioritários para a Enfermagem, como o impacto do ensino a distância, a PEC 19 do piso salarial da categoria, a jornada de 30 horas e a especialização dos profissionais. Para isso, os representantes da Conatenf participaram de reuniões e visitas técnicas com autoridades e lideranças locais, buscando compreender os desafios enfrentados na região.

O coordenador da Conatenf, Jefferson Erecy Santos Caproni, destacou o compromisso da comissão. “Estamos percorrendo o Brasil para ouvir, entender e propor soluções que valorizem os auxiliares e técnicos de Enfermagem, pilares do nosso sistema de saúde”, frisou.

Durante as reuniões, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia (Sindsaúde), Célia Aparecida, e o secretário Jeová Gomes compartilharam as principais reivindicações dos profissionais do estado. O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), Josué Sicsú, enfatizou a importância do fortalecimento dos Conselhos Regionais para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais da Enfermagem. Já a conselheira do Coren-RO, Hosana Maria, trouxe análises relevantes sobre as políticas públicas e o impacto das iniciativas locais na saúde da população.

Além das reuniões, a Conatenf também realizou visitas técnicas em unidades de saúde locais, permitindo uma avaliação mais detalhada das condições de trabalho e do atendimento na região. Com base nessas observações, serão propostas melhorias concretas para a valorização dos profissionais.

Conatenf Itinerante promove encontro com a Enfermagem em Rondônia
Além das reuniões, a Conatenf também realizou visitas técnicas em unidades de saúde locais

Paulo Murilo Paiva, membro da Conatenf, reforçou a importância desses encontros. “Os encontros regionais são fundamentais para construir políticas que atendam às reais necessidades da categoria”, afirmou.

A próxima etapa do “Conatenf Itinerante” será realizada no Coren-AC, nos dias 13 e 14 de fevereiro. Além disso, a Conatenf apresentará o 1º Seminário Nacional de Conselheiros Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sencatenf) durante o 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que ocorrerá em Salvador, Bahia, de 8 a 11 de setembro.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais