Conferência internacional “Revolução do Cuidar” premia conselheira do Cofen

Conselheira federal Dórisdaia Humerez foi homenageada pela defesa do ensino presencial e de qualidade

22.08.2016

premiação
Premiação reconhece a luta da conselheira em defesa do ensino presencial e de qualidade

A revolução no cuidar passa pela qualidade do ensino. Por atuação em defesa do ensino presencial e de qualidade, a conselheira federal Dórisdaia Humerez, coordenadora da Operação EaD, recebeu nesta sexta-feira (19/8), o prêmio “Revolucionários do Cuidar”, na I Conferência Internacional Revolução do Cuidar, realizada na cidade São Paulo.

“Nós conseguimos ganhar, no Brasil, o apoio dos alunos, dos acadêmicos, da população em geral, das entidades profissionais, do Conselho Nacional de Saúde. Todos têm certeza que a educação a distância não é uma saída para a Enfermagem”, afirmou a conselheira, que percorreu o país em audiências públicas e seminários em defesa do ensino presencial e de qualidade.

As audiências integram a mobilização nacional promovida pelo Sistema Cofen/Conselhos Nacionais. Por iniciativa do Cofen, o deputado federal Orlando Silva (PC do B – SP) propôs o Projeto de Lei 2891/2015, que torna obrigatório o ensino presencial para a formação de futuros enfermeiros e técnicos de Enfermagem. O projeto já recebeu parecer favorável na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e teve menção de apoio em Assembleias Legislativas que sediaram audiências públicas.

Trajetória em defesa da Enfermagem – A conselheira Dórisdaia Humerez é graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade São Paulo (USP), mestre em Enfermagem Psiquiátrica e doutora em Enfermagem, também pela USP. Com longa trajetória acadêmica, foi docente da EERP-USP, da Universidade de Guarulhos e da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, onde se aposentou, em 2011. É avaliadora institucional do INEP/MEC e, representando o Cofen, tornou-se a voz ativa na defesa do ensino presencial e de qualidade na Enfermagem.

Para a enfermeira, a compreensão integral do ser humano exige habilidades relacionais e competências teórico-práticas desenvolvidas no contato direto com paciente e comunidade, mediado por docentes qualificados.

O vídeo exibido na premiação está disponível online.

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