Conferência Livre de Promoção da Saúde discute equidade

Evento é parte das preparação para a Conferência Nacional de Saúde, e representantes de entidades, trabalhadores, gestores do SUS e mais de 50 representantes de movimentos sociais de todo o Brasil

18.05.2023

Conferências livres discutem propostas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde

A 1ª Conferência Livre Nacional de Promoção da Saúde, Determinantes Sociais e Equidade teve início nesta quarta-feira (17), na Fiocruz Brasília, e reúne, até 19 de maio, autoridades de entidades e órgãos ligados à saúde, trabalhadores e gestores do SUS e mais de 50 representantes de movimentos sociais de todo o Brasil.

O evento é realizado pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz com objetivo de discutir os determinantes sociais e sua incidência sobre o processo de saúde-doença, além dos caminhos para superar as inequidades. Nesse contexto, o encontro pretende ser espaço para o desenvolvimento de documento com propostas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.

A noite de abertura foi marcada por apresentações culturais, vivências e integrações e contou com a participação do diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde (Deppros), Andrey Lemos, que ratificou a importância de cada um dos 650 participantes para dialogar sobre a promoção de saúde dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir dos determinantes sociais.

Mesas-redondas e de debates – A programação da conferência se expandirá com transmissão online nos canais da DataSUS e na Fiocruz Brasília no YouTube. Durante os três dias de conferência, as discussões devem trazer olhar amplo para a saúde da população negra, da população em situação de rua, das pessoas com deficiência, dos povos ciganos, da população LBTQIA+ e dos povos do campo, florestas e águas, oferecendo voz e protagonismo a cada um desses movimentos.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais