Congresso de Enfermagem debate exame de suficiência

Cofen apoia exame de suficiência obrigatório para futuros profissionais

12.05.2017

Conselheira Dorisdaia Humerez defendeu, em mesa redonda, a importância do exame de suficiência

O Projeto de Lei 4930/2016, que cria exame de suficiência obrigatório para futuros profissionais de Enfermagem, foi tema de amplo debate nesta terça-feira (09/05), no Congresso Internacional de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju/SE.

A discussão sobre qualidade do ensino é muito ampla e tem sido pauta constante do Cofen, especialmente a formação a distância. “O exame de suficiência objetiva garantir que os profissionais tenham competências mínimas essenciais para proporcionar assistência segura à população”, explicou a conselheira federal Dorisdaia Humerez.
A mesa com a participação da Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, contrária ao exame. O congresso contou, ainda, com a presença da vice-presidente do Cofen, Irene Ferreira, que reforçou a importância da boa formação profissional para assegurar a qualidade da assistência à população.
O exame de suficiência seria obrigatório apenas para os acadêmicos que iniciarem o curso após a aprovação do Projeto de Lei. Enfermeiros de outros países, como os Estados Unidos, sinalizam apoio ao Cofen nessa luta.
Formação desordenada – O Sistema Cofen/Conselhos Regionais lidera mobilização nacional pelo ensino presencial e de qualidade, com realização de campanhas de esclarecimento e audiências públicas em todo o Brasil. O conselho apoia o PL 4930/2016 e o Projeto de Lei 2891/2015, que proíbe a graduação enfermeiros e a formação de técnicos de Enfermagem por EaD.
Com pouco controle e regulação, são oferecidas no Brasil cerca de 160 mil vagas presenciais de graduação em Enfermagem, além de 106 mil vagas a distância (semi presenciais). A proliferação desordenada de cursos de qualidade duvidosa na área da Enfermagem representa um risco à Saúde Coletiva, além de contribuir para a saturação do mercado de trabalho. A pesquisa Perfil da Enfermagem (Cofen/Fiocruz) revela indícios de saturação do mercado de trabalho, com desemprego aberto na Enfermagem e achatamento salarial.
 
Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais