Conselheiro tesoureiro abre 5º Simpósio de Responsáveis Técnicos de Enfermagem em Rondônia
Realizado de 12 a 14/03, o evento visou impulsionar o fortalecimento da Enfermagem e a melhoria contínua dos serviços de saúde na região
14.03.2025

O 5º Simpósio dos Responsáveis Técnicos de Enfermagem, realizado em Ji-Paraná/RO, abriu suas portas com um tema central de extrema relevância para a prática da Enfermagem: “Liderança e Qualidade no Cuidado”.
A solenidade de abertura ocorreu na última quarta-feira (12), com a presença do conselheiro tesoureiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) James dos Santos e outras importantes figuras da área, como representantes da Secretaria Municipal de Saúde, evidenciando a relevência do evento para o estado de Rondônia.
A palestra magna, proferida por James, tratou sobre “Desafios e Inovação na Prática da Enfermagem: Liderança Técnica e Qualidade no Cuidado”, ponto alto da abertura. Com uma abordagem transformadora, o palestrante desafiou os participantes a refletirem sobre seu papel como líderes técnicos, destacando a importância do cuidado com a equipe como base para a excelência no atendimento aos pacientes.
A analogia dos “espelhos sujos e mal cuidados refletem imagens distorcidas” foi utilizada para ilustrar a relação direta entre a qualidade da equipe e a liderança do responsável técnico. A mensagem transmitida foi clara: a satisfação e o bem-estar da equipe são fundamentais para garantir um cuidado de excelência aos pacientes.
Nesse sentido, o evento promoveu uma reflexão profunda sobre a responsabilidade dos líderes técnicos em fortalecer suas equipes, visando um cuidado mais humano e qualificado nas instituições de saúde.
Taciana Holtz, conselheira do Coren-RO, ressaltou a importância da participação dos Responsáveis Técnicos para o fortalecimento da profissão e aprimoramento do atendimento nas instituições de saúde. “Acreditamos que este evento é uma oportunidade ímpar para trocarmos experiências, aprendermos juntos e, assim, aprimorarmos a qualidade do atendimento nas instituições de saúde de Rondônia”, disse.
A palestra magna e toda a programação do evento estão disponíveis na íntegra na plataforma CofenPlay, permitindo que profissionais de Enfermagem e interessados de todo o país assistam aos debates.
Fonte: Coren-RO - editada