Conselho de Enfermagem inaugura nova sede em Campinas

Novo imóvel está adaptado e pronto para receber os profissionais de Enfermagem de Campinas e região e ser um espaço de apoio para a atualização do conhecimento técnico-científico da área

14.04.2011

Novo imóvel está adaptado e pronto para receber os profissionais de Enfermagem de Campinas e região e ser um espaço de apoio para a atualização do conhecimento técnico-científico da área

No sábado, dia 16, às 11 horas, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP) inaugurará as novas instalações de sua subseção em Campinas, na rua Saldanha Marinho, 1046, no bairro Botafogo. O novo imóvel foi reformado para abrigar a Subseção, em substituição ao imóvel que ocupava na avenida Andrade Neves, 295, no Centro.

Agora, o Conselho terá um ambiente adaptado e pronto para receber os profissionais de Enfermagem de Campinas e região, com salas de atendimento e realizar inscrições (provisórias e definitivas), alterar dados do cadastro, solicitar 2ª via de boleto de anuidade, solicitar certidão negativa, parcelar débitos, fazer o registro de especialidade e cancelar inscrição.

Além destes serviços, a subseção conta agora com uma sala de treinamento, equipada para funcionar como uma sala de aula, onde os profissionais poderão assistir gratuitamente a palestras presenciais e online de especialistas em Enfermagem, potencializando seus conhecimentos técnico-científicos para uma assistência de Enfermagem eficaz.

Ambiente para treinar boas práticas e segurança do paciente

Recentemente, alguns fatos envolvendo erros profissionais de enfermagem têm sido alvo de atenção da Imprensa, como os casos da garota Stephanie Teixeira, morta após receber vaselina em lugar de soro fisiológico; ou o caso da pequena Tiffany, que teve uma porção da falange amputada durante a retirada de uma atadura. O COREN-SP, tem por atribuição legal a fiscalização e a disciplina do exercício profissional de enfermagem e, tem atuado preventivamente pela segurança do paciente, por meio de campanhas, distribuição de cartilhas sobre o tema, cursos regulares de qualificação profissional, alguns inclusive com possibilidade de transmissão via internet. E este ano, em maio, a Semana de Enfermagem versará sobre Boas Práticas de Enfermagem, reforçando essa linha de atuação.

Contudo, o cenário onde a maioria dos profissionais de enfermagem atua hoje, carecem de recursos necessários para a garantia de uma assistência segura: equipes subdimensionadas, salários incompatíveis com o nível de responsabilidades dos profissionais, estresse, entre outros fatores que quase que obrigatoriamente tornam a assistência de enfermagem um exercício de risco, independente da competência do profissional, independente de seu preparo técnico e científico. Tudo isso cria um sistema que facilita o erro, que abre as portas para atitudes sem segurança. Para evitar isso, é preciso investir em fiscalização, gestão e educação, como o Conselho vem fazendo.

“A melhoria da presença do Conselho por meio da subseção é vital para que o profissional encontre um ambiente totalmente dedicado ao seu interesse, prestando serviços e ao desenvolvimento do seu saber, e a sociedade pode contar conosco para que a qualidade da assistência e a segurança do paciente encontrem na subseção de Campinas o apoio ao profissional de Enfermagem interessado em sua qualificação profissional; o Conselho está ao lado do profissional e da sociedade”, afirma Cláudio Alves Porto, presidente do COREN-SP.

Dados sobre a Enfermagem em Campinas e região

A subseção de Campinas tem sob sua jurisdição 131 municípios. Ao todo, são quase 53 mil profissionais de Enfermagem, 2.017 instituições de saúde, 143 instituições de ensino e 192 organizações entre empresas, indústrias, serviços de Home Care e cooperativas que contam com profissionais de Enfermagem em seus quadros funcionais e são visitadas pelos fiscais do Conselho na região para assegurar qualidade na assistência de Enfermagem. As melhorias no atendimento ao profissional e a própria estrutura de fiscalização do Conselho visam a garantia da qualidade dos serviços de Enfermagem para a sociedade.

Este processo de descentralização vem evoluindo ao longo dos últimos anos, com a aquisição e reforma de novos imóveis pelo interior do Estado e com as futuras subseções de Botucatu e Itapetininga, que deverão ser inauguradas até o fim de 2011. Também fazem parte desta visão empreendedora o Ônibus Itinerante, que atende os profissionais nas cidades mais distantes e que não contam com uma subseção próxima e o Projeto CAPE no Interior, seminários com laboratórios de simulação com bonecos para exercitar procedimentos técnicos de Enfermagem.

Serviço
Inauguração da nova Subseção do COREN-SP – Campinas
Dia 16 de abril de 2011 (sábado), às 11 horas.
Rua Saldanha Marinho, 1046 – Botafogo – Campinas (SP)
Mais informações para a Imprensa, com Marcus Vinicius Bonfim, pelo telefone (11) 3225-6385 ou e-mail marcusv@coren-sp.gov.br.

 

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais