Conselho editorial retoma atividades da revista Enfermagem em Foco
Reabertura de submissões de trabalho deve acontecer no próximo mês
16.02.2023

O conselho editorial da revista Enfermagem em Foco se reuniu esta semana, na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em Brasília, para retomada dos trabalhos e alinhamento das atividades programadas para o ano de 2023. Desde julho de 2022 as reuniões estavam sendo virtuais.
Foram apresentadas e discutidas diferentes demandas a fim de dar maior visibilidade à revista e às publicações, principalmente através da implantação do novo site e da plataforma ScholarOne, que promete aprimorar o modo de envio e tramitação dos trabalhos. O processo de mudança do sistema de submissão na nova página está em fase de finalização e deve ser concluído até março, quando haverá reabertura para envio de trabalhos.
A revista tem crescido com relação ao acesso dos conteúdos e, em janeiro, ficou entre as cinco mais citadas de Enfermagem na região Ibero-Americana pelo Ranking Cuiden Citation 2021. A análise é uma das principais bases de dados internacionais.

“Entre nossas metas está o avanço nas indexações a fim de termos uma melhor classificação no Qualis Capes, bem como dar início às publicações também em inglês e espanhol. Temos vários desafios pela frente, mas o grupo de trabalho é muito competente e comprometido”, afirma a editora-chefe da revista, Isabel Cunha.
Desde 2022 a revista publica em fluxo contínuo e pode ser acessada também pelo site do Cofen, onde a coleção completa está disponível. Eventualmente, números especiais também serão disponibilizados na modalidade impressa.
A revista Enfermagem em Foco tem como missão contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento da profissão, com a divulgação de conhecimento e publicação de artigos relacionados aos objetivos do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, à atuação dos profissionais de Enfermagem e à Saúde Pública.