Coren-AL suspende serviço de Enfermagem em UBS de Arapiraca

Fiscalização de retorno constatou a persistência de técnicos e auxiliares de Enfermagem atuando sem a supervisão de enfermeiros

06.07.2016

Fiscalização de retorno constatou persistência de irregularidade
Fiscalização de retorno constatou persistência de irregularidade

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren/AL) decretou, ontem à tarde (5/7), a suspensão das atividades da enfermagem na Unidade Básica de Saúde Pau D’Arco, no município da Arapiraca, após constatada a atuação de técnicos de Enfermagem sem a supervisão do enfermeiro.

As unidades do município já vêm sendo fiscalizada desde maio. A fiscalização de retorno realizada ontem foi constatou novamente a presença de técnicos de Enfermagem executando suas atividades sem supervisão.

Segundo a direção, a enfermeira que atua na unidade básica de saúde entrou de férias no mês de julho, sendo a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca devidamente comunicada, e não houve designação de um profissional para a Unidade. Assim, as atividades seriam desempenhadas pelos técnicos de Enfermagem sem supervisão de um enfermeiro por 30 dias.

Segundo o artigo 15 da lei 7498/86, as funções de auxiliares e técnicos de Enfermagem somente poderão ser exercidas sob supervisão, orientação e direção do enfermeiro. A preocupação do Conselho é manter uma assistência de qualidade e assegurar que o trabalho dos profissionais siga dentro do que preconiza a legislação.

O retorno das atividades dependerá apenas da regularização da situação por parte do município cumprindo assim as exigências legais. Além da unidade de saúde Pau d’arco, a fiscalização também retornou à Unidade de Saúde da Família Edler Lins e à Unidade de Saúde da Família Batinga, onde não foram constatadas irregularidades.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais