Coren-AM publica nota de repúdio a matéria que desqualifica enfermeira

Veja a íntegra da nota

10.02.2017

NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Amazonas (Coren-AM) vem demonstrar publicamente seu repudio contra a matéria veiculada no Site Correio da Amazônia, nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, no qual suposto jornalista ou membro da redação do site R. Soares disseminou uma matéria jornalística intitulada, “Após recusa de médicos, enfermeira é nomeada secretária da Susam”, sem que levantasse o perfil do profissional enfermeiro(a). Vale salientar que o profissional Enfermeiro(a) possui a visão da integralidade do indivíduo quanto ao cuidar, bem como, a experiência de coordenação de equipe. Além de gestão de saúde, o qual é disciplinado na academia quanto tais práticas gerenciais, com capacidade de argumentação técnico-científico”. Frente a esse lamentável episódio, nós que compomos o Coren-AM, interpretamos que tal matéria teve foco notadamente tendencioso e desrespeitoso, com visão de descredibilizar os profissionais de Enfermagem no que tange a capacidade técnico-científico, a opinião pública e quanto ao interesse da sociedade para qual a profissional Enfermeira foi designada.

A falta de profissionalismo associada à prática sensacionalista desse suposto editor de comunicação o qual, vale destacar, “a não nomear um médico de carreira ou uma pessoa mais gabaritada”. Lembramos a todos que a Enfermagem vem ao longo de décadas lutando por melhorias e reconhecimento em favor do SUS e para o SUS, de forma legal e honrosa.

Esse “profissional de comunicação” se tivesse honrado os preceitos éticos da profissão de jornalista e buscado conhecer quem somos enquanto profissionais Enfermeiros, não passaria a imagem de opróbrio.

Enxergamos que, ao invés do “nobre profissional” desperdiçar seu tempo desonrando uma profissional da saúde, deveria se solidarizar com os demais profissionais de saúde, e tantos outros servidores que se encontram passando penúrias, e a falta de respeito do governo estadual com os salários defasados, condições de trabalho precárias, e tantos outros problemas que o “nobre profissional” poderia denunciar contribuindo para que houvesse uma solução. Assim sendo, fica aqui o nosso repúdio ao tempo em que nos solidarizamos aos profissionais de Enfermagem que fazem funcionar o Sistema de Saúde Pública no estado do Amazonas.

Junta Governativa do Cofen no Coren-AM: Presidente: Dr. Jorge Pinheiro de Lima/ Conselheira: Roziane Crubellati/ Secretária: Dra. Neuza Maria/ Conselheira: Alex Sandra Costa/ Conselheira: Dra. Mirian Santos/ Tesoureiro: Dr. Jorge Fecury/ Conselhereiro: Dr. José Jesus.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais