Coren-CE solicita afastamento das profissionais de Enfermagem gestantes

Ação busca preservar as profissionais gestantes no município de Caucaia, na grade Fortaleza

02.02.2022

O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) ingressou ontem (01/02) com Ação Civil Pública na Justiça Federal para que a prefeitura de Caucaia cumpra a Lei 14.151/2021 e afaste, em caráter de urgência, as profissionais de Enfermagem gestantes que atuam nas unidades de saúde do município.

No último mês de dezembro, mesmo com o aumento de casos covid-19 no Ceará, o município da Região Metropolitana de Fortaleza determinou o retorno ao trabalho das profissionais grávidas, podendo permanecer afastadas somente as que vivenciam gestação de alto risco.

Para a presidente do Coren-CE, Ana Paula Brandão, a decisão é um equívoco e coloca em risco a vida das profissionais. “Já é consenso que as grávidas, de modo geral, integram o grupo de risco para a covid-19. É inconcebível que a gestão da Saúde de Caucaia exponha as profissionais da enfermagem ao contato direto com o vírus, sobretudo, quando já há legislação que versa sobre o afastamento”, argumentou a presidente.

Nacional – Grávidas e puérperas estão em grupo de maior risco para complicações decorrentes da covid-19, que podem afetar também o bebê. No início da pandemia, o Brasil chegou a responder, sozinho, por 77% das mortes de gestantes por covid-19. O Sistema Cofen/Conselhos Nacionais de Enfermagem, juntamente com a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo), a Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), e outras entidades como a Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrago), defendeu diversas medidas para a contenção das mortes maternas relacionadas a covid-19.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais