Coren–DF e Distrito Federal capacitam enfermeiros para ampliar acesso do D.I.U.

DIU apresenta eficácia acima de 99% na prevenção de gravidez, muito superior a métodos como pílula anticoncepcional e preservativos

16.10.2024

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) promove cursos de capacitação para todos os enfermeiros que atuam na Atenção Primária (APS) na área da saúde da mulher. A iniciativa, coordenada nacionalmente pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), busca qualificar a assistência em Enfermagem ginecológica e  preparar os profissionais para realizar o procedimento de inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU).

Expectativa é realizar cerca de 280 inserções no DF

Os participantes foram selecionados após indicação do gerente de cada regional de Saúde, avaliando o perfil disseminador de aprendizagem dentro das UBS. Após um primeiro momento de formação teórica e simulação, cada regional realiza dois dias de prática de inserção de DIU.

“Nos propusemos a capacitar dois profissionais de cada Região de Saúde do DF como multiplicadores. Dessa forma, todos os enfermeiros do SES-DF interessados em aprender a inserir o DIU serão capacitados. Além de realizarem o procedimento em suas regiões, poderão também formar outros profissionais em seus ambientes de trabalho”, afirmou o presidente em exercício do Coren-DF, Alberto Lopes.

O curso teve início em 12 de setembro. A conclusão está prevista para 15 de novembro, incluindo 15 horas de aula teórica, 70h complementares remotas e a inserção de pelo menos 20 DIU por profissional. A expectativa é realizar cerca de 280 inserções, divididas igualmente entre as sete Regiões de Saúde do DF (SRS-DF). Ao final do curso, todos os profissionais serão certificados pelo Coren – DF.

“Muitos de nossos enfermeiros capacitados já estão abrindo agenda e multiplicando entre seus colegas. Esse projeto certamente irá modificar drasticamente a vida das usuárias SES – DF, diminuindo o número de gestações indesejadas e de abortos”, concluiu Alberto.

A inserção do DIU por enfermeiros qualificados é realidade na maioria dos países há décadas, sem verificação de aumento de intercorrências. Tem amparo na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, no Protocolo da Atenção Básica: Saúde da Mulheres, e na Resolução Cofen 690/2022 e em recomendação do Conselho Nacional de Saúde.

 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais