Coren-MA recebe enfermeira que foi agredida por vereador

As infrações foram cometidas por Elias Rabelo Vieira Junior, que exerce o cargo de vereador na cidade Balneária de São José de Ribamar – MA

19.01.2016

Enfermeira agredidaO Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) vem por meio desta nota externar sua insatisfação, indignação e revolta em face das agressões verbais e ameaças proferidas em face das profissionais de enfermagem: Fabiana de Sousa Costa Luso (enfermeira) e Joana e Hortência (técnicas de enfermagem) . As infrações foram cometidas por Elias Rabelo Vieira Junior, que exerce o cargo de vereador na cidade Balneária de São José de Ribamar – MA, sendo popularmente conhecido por vereador “Tete”.

Logo ao assumir o seu posto na citada unidade municipal de saúde, deu entrada pela emergência a pessoa de Vando da Silva Costa, o qual estava acompanhado do vereador “Tete”, quando se dirigiram até a recepção solicitando o pronto atendimento.

Em respeito a todos os demais pacientes que naquela ocasião se encontravam na unidade de saúde aguardando a classificação de risco, foi requerido que os mesmos esperassem alguns instantes para que as providências médicas fossem tomadas a favor do paciente.

Não satisfeito com o pedido da então enfermeira vítima e das demais técnicas de enfermagem para que aguardassem, o vereador “Tete” iniciou uma série de xingamentos em face de todos que lá se encontravam desenvolvendo as suas atividades profissionais, além de ter ameaçado todos de morte se apresentando como uma “autoridade pública”, haja vista ser vereador municipal.

Após respeitosas tentativas de acalmar da situação, bem como esclarecimentos sobre a necessidade de uma breve triagem, aquele vereador municipal, demonstrando um total descontrole emocional, cometeu os crimes de “ameaça” e difamação, previstos nos artigos 147 e 139 do Código Penal, respectivamente, em face dos profissionais de enfermagem vítimas dos ataques.

Este Conselho Regional de Enfermagem rejeita veementemente atos como os acima noticiados, uma vez que os mesmos não podem se justificar, principalmente em face de profissionais que se dedicam à cuidar da saúde pública.

Assim, todas as medidas cabíveis, na instância administrativa (segurança pública), através de representação criminal junto à delegacia de Polícia Civil da circunscrição competente, bem como junto ao Ministério Público Estadual, por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 04/2015 MP/MA, e ainda junto ao Poder Judiciário, através de propositura de ação penal competente, serão adotadas por este Regional com o fim de inibir quaisquer atos da mesma natureza, garantindo assim ao profissional de enfermagem segurança quanto ao exercício e respeito de sua profissão.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais