Coren-MS dedica semana às discussões sobre Atenção Primária à Saúde

Todas as atividades serão realizadas em Campo Grande

03.09.2019

Participam da oficina membros da Câmara Técnica de Atenção Básica do Cofen

A Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS) foi o centro das discussões de dois encontros sediados pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) na última semana de agosto: a Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Atenção Básica do Conselho Federal de Enfermagem (CTAB/Cofen) e a Oficina de Discussão sobre a Atuação da Enfermagem na Atenção Básica na região Centro-Oeste (etapa 4).

Participaram das atividades membros efetivos da CTAB/Cofen, presidente e conselheiras do Coren-MS, além de enfermeiros fiscais do departamento de fiscalização do Regional, conselheira e fiscal do Coren Mato Grosso, e responsáveis pela APS das Secretarias de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul e da capital Campo Grande.

Uma visita técnica à Clínica da Família do bairro Portal Caiobá, na capital sul-mato-grossense, fechou a programação da oficina levando os participantes a conhecerem um espaço que é referência para atuação da equipe de Enfermagem.

Carteira de serviços do Ministério da Saúde sobre Atenção Primária – No dia 27 e 28 de agosto, os membros da CTAB/Cofen se reuniram para debate sobre a consulta pública da proposta da “carteira de serviços da Atenção Primária à Saúde brasileira”, que lista os procedimentos que as unidades básicas de saúde do País deverão oferecer. Os membros da Câmara elaboraram um documento que serviu de base ao Cofen para manifestação junto Ministério da Saúde sobre o assunto.

Básico só no nome – Os profissionais da Enfermagem têm papel fundamental na atenção básica de saúde à população, contribuindo com a prevenção de doenças e resolução de problemas que poderiam sobrecarregar o sistema de saúde e comprometer a qualidade de vida dos pacientes. Partindo desse ponto, a Oficina de Discussão sobre a Atuação da Enfermagem na Atenção Básica debateu a realidade regional e suas demandas.

O presidente do Coren-MS, Sebastião Duarte, abriu as discussões falando sobre as experiências de gestão da autarquia em relação à saúde básica. “Sabemos que o básico é só no nome, porque essa área de atuação tem grande importância na promoção ao acesso à saúde e na melhoria dos indicadores de saúde. Temos desafios enormes aqui em Mato Grosso do Sul, mas estamos avançando com investimento em fiscalização e atuação junto aos órgãos de controle”, disse.

O Sebastião lembrou que o Coren-MS também está trabalhando para criar Protocolos de Enfermagem para a Atenção Primária para apoiar os enfermeiros que atuam na saúde básica.

A oficina seguiu com apresentação do projeto “Atuação da Enfermagem na Atenção Básica em Pauta”, do Cofen, e mesa redonda com representantes dos Conselhos Regionais participantes. Os principais temas debatidos foram o cenário da Enfermagem na atenção básica nos estados e atuação dos Regionais quanto aos seus processos de fiscalização, trabalhos e atos regulatórios relacionados.

Visita à Clínica da Família do Caiobá – No dia 30 de agosto, o grupo da oficina esteve na Clínica da Família do bairro Caiobá, no qual conheceu a estrutura e conversou com a gerente e uma enfermeira da família.

O primeiro contato foi com a gerente da unidade, Raquel Auxiliadora, que explicou o funcionamento da Unidade de Saúde e tirou dúvidas sobre procedimentos adotados, bem como a rotina de trabalho. Em seguida, o grupo entrevistou a enfermeira da família Kryssya de Jesus, que apontou uma boa dinâmica de trabalho em equipe e bom funcionamento dos sistemas eletrônicos utilizados. As informações prestadas por ela servirão de subsídio para elaboração de propostas dos Coren/Cofen.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais