Coren-MS habilita enfermeiros para inserção de DIU na Atenção Primária

Capacitação ocorreu na Unidade Central com carga horária de 70 horas, entre aulas teóricas e práticas

24.01.2024

Materiais usados, na maioria do caso, são fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde do município

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) concluiu, no município de Naviraí (MS), o curso de inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIU) na Atenção Primária para profissionais de Enfermagem. A conselheira Karine Jacem, especialista em Obstetrícia e Mestre em Enfermagem, considera o curso um grande avanço no âmbito do planejamento reprodutivo. “É o fim do encaminhamento de pacientes a outras unidades de saúde fora do município”, disse.

A capacitação ocorreu na unidade central do município, nos dias 1 e 2 de setembro de 2023. O curso possui carga horária de 70 horas, entre aulas teóricas e práticas. Para ser habilitado, o profissional precisa realizar 20 inserções de DIU de cobre, hormonal e contraceptivo.

Além de enfermeiros, técnicos de Enfermagem e até agentes de saúde acompanharam a aula prática

A gestão 2024/2026 do Coren-MS pretende levar a capacitação de implantação de DIU para mais profissionais de Mato Grosso do Sul. O projeto ganhou reforço de mais quatro vagas para multiplicadores possibilitando o aumento da oferta de capacitação. Para 2024, está prevista a realização do curso nas cidades de Sidrolândia, Tacuru e Porto Murtinho (MS).

O Coren-MS destaca que a Secretaria Municipal de Saúde que tiver interesse no curso na sua cidade, basta entrar com o pedido no e-mail presidencia@corenms.gov.br, informando os nomes e carteira profissional dos interessados, e disponibilizar os materiais de utilização.

O especialista em Saúde da Mulher e em Saúde do Trabalhador Vinicius dos Santos, tornou-se referência sobre o uso do DIU no município de Itaquiraí (MS) após concluir o curso oferecido pelo Coren-MS.

O DIU é indicado para pessoas em busca de uma contracepção reversível e segura, sendo uma alternativa para aquelas que não se adaptaram a outros métodos, como as pílulas anticoncepcionais.

Fonte: Coren-MS

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais