Coren-MS interdita 50% do quadro de Enfermagem da Clínica Carandá por descumprimento de TAC

Medida foi adotada devido a condições de trabalho impraticáveis e riscos à saúde de pacientes e profissionais

13.08.2024

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) autuou, na tarde desta segunda-feira (12), a Clínica Carandá por descumprimento do Termo de Ajuste de Conduta firmado em 2023, que tratava do déficit de profissionais de enfermagem. “A clínica vem postergando as decisões há muito tempo. O conselho se reuniu e determinou a interdição de 50% do quadro de profissionais de enfermagem, entendendo que há riscos significativos para os trabalhadores, que operam em escalas impraticáveis, condições insalubres e com falta de recursos tanto para os pacientes quanto para eles próprios”, explicou o presidente do Coren-MS, Leandro Dias.

Durante a visita, o procurador-geral do Conselho, Douglas Cardoso, leu o termo de interdição e detalhou aos representantes da clínica os trâmites necessários para a revogação da medida, conforme estabelecido por resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A instituição deve, legalmente, apresentar toda a documentação que comprove a realização dos ajustes ou que demonstre novas condições de trabalho que assegurem a segurança dos profissionais de enfermagem e dos pacientes.

“Quando o profissional trabalha em condições insalubres ou irregulares, é nosso dever agir, amparados pelas resoluções do Cofen e sob a égide da lei, para garantir que os profissionais de enfermagem sejam sempre reconhecidos e valorizados. Esperamos que a clínica ajuste o mais rápido possível as condições de trabalho, permitindo que nossos profissionais possam retornar ao trabalho de forma segura e tranquila”, completou o presidente.

Também estiveram presentes a conselheira Ariane Calixto e a enfermeira fiscal Priscila Araújo.

Fonte: Coren-MS

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais