Coren-MT defende o piso salarial durante Conferência de Saúde de Cuiabá

Coren-MT discutiu as principais demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o encontro

03.04.2023

Conferência tem como objetivo levantar as reivindicações da sociedade na área da saúde

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) discutiu as principais demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a Conferência Municipal de Saúde. O evento, realizado nos dias 29, 30 e 31 de março, defendeu a implantação do piso da categoria, que já possui fonte de recursos e estudos que garantem a sua viabilidade.

Realizada a cada dois anos, a conferência tem como objetivo levantar as reivindicações da sociedade na área da saúde e fazer propostas para o planejamento da gestão do município. Esse foi o primeiro evento do gênero realizado após a pandemia de covid-19.

“Somos mais de 80% da força de trabalho da saúde e precisamos estar nessas discussões que norteiam as políticas públicas. Voltamos a defender o pagamento do piso no município, pois já fizemos um estudo que mostrou a viabilidade deste nosso direito”, informou a presidente do Coren-MT, Ligia Arfeli.

Além da defesa do piso, a representante do Coren-MT também argumentou sobre a importância dos enfermeiros na inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), tema que tem sido alvo de processos judiciais em outros estados. “É um direito da mulher ter acesso facilitado ao DIU e isso inclui o trabalho de enfermeiros que são capacitados para este procedimento”.

Para o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e coordenador do evento, Júlio Garcia, este é o momento para que a população e os profissionais de saúde mostrem a real situação do SUS no município e proponham soluções.

“Essa conferência tem um papel importantíssimo por conta do levantamento das demandas da saúde, porque muitas vezes vemos que a saúde não funciona, mas não sabemos quais são os problemas específicos. Daqui saem propostas de políticas públicas que irão auxiliar na construção do plano plurianual de Cuiabá”, explicou Júlio.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais