Coren-PI desponta na avaliação da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen

O Grupo Técnico de Saúde da Mulher do COREN-PI tem conseguido propor e efetivar ações positivas para o aprimoramento da enfermagem obstétrica

30.05.2014

Em reunião, nesta quinta-feira (29), a Câmara Técnica de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) avaliou as ações e planejamento realizado pelo Grupo Técnico de Saúde da Mulher do COREN-PI. A Comissão veio em busca de informações sobre o andamento dos trabalhos efetivados pela Câmara Técnica de Saúde da Mulher, implantada no ano passado, com objetivo de fortalecer o exercício profissional da enfermagem obstétrica em maternidade e hospitais da capital e do interior do Estado.

DSC08877

Silvana Santiago, presidente do COREN-PI, juntamente com o Grupo Técnico de Saúde da Mulher, apresentou atividades executadas desde o período da implantação da Câmara de Saúde da Mulher até o momento. Estiveram entre as principais temáticas abordadas, as ações realizadas por meio dos cursos, reuniões, encontros, da parceria entre o Conselho e a Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras do Piauí (ABENFON-PI) em eventos.

DSC08892-300x168De acordo com Fátima Sampaio, conselheira federal e membro da Comissão da Saúde da Mulher do Cofen, o grupo tem conseguido propor e efetivar ações positivas para o aprimoramento da enfermagem obstétrica.

Durante a reunião, também foi feito um levantamento quantitativo de enfermeiros obstetras, que hoje atuam nas maternidades e hospitais do Estado. Na oportunidade, a presidente da ABENFO-PI, Lucimar Ramos Gonçalves, explicou como os profissionais vêm atuando com a Rede Cegonha, a formação dos residentes da Residência de Enfermagem Obstétrica oferecida pela Universidade Federal do Piauí, a dificuldade de mobilização dos enfermeiros obstetras e os problemas de infraestrutura nas maternidades da capital e do interior piauiense.

Vera Cristina Bonazzi, membra da Comissão de Saúde da Mulher que avaliou as ações dos Grupos do Maranhão e Ceará, destacou de forma positiva o trabalho realizado pelo Grupo Técnico de Saúde da Mulher do COREN-PI. “Nós da Comissão de Saúde da Mulher observamos que o grupo está se reunindo, propondo e desenvolvendo ações. Percebemos que ainda existem muitas dificuldades no Estado para uma atuação eficaz da enfermagem obstétricas. No entanto, o grupo compreende estes problemas, mas já buscam novas ações para poder superar estas dificuldades”, enfatizou Vera Cristina Bonazzi.

Ao ter conhecimento da avaliação positiva da Comissão de Saúde da Mulher, a presidente do COREN-PI, enfatizou que este resultado é fruto de uma boa interação entre o Grupo Técnico e a Câmara Técnica de Saúde do COFEN. “Isso incentiva o Grupo a manter-se trabalhando e atuando no plano de ação traçado no ano passado. Além de termos avaliado o que foi feito, planejamos e acrescentamos novas ideias e solicitações da Comissão de Saúde da Mulher que devem ser realizadas ao longo deste ano”, pontuou Silvana Santiago.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais