Coren-PI discute relatório após denúncias recebidas por profissionais de hospital

O relatório é fruto de uma fiscalização realizada nos dias 3 e 11 de julho, após uma série de denúncias recebidas por parte dos profissionais de Enfermagem

25.10.2018

Atuar na normatização, na fiscalização do exercício profissional, na defesa e autonomia da Enfermagem e em benefício da sociedade consiste na missão do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), que tem como uma de suas atividades principais disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, observando as diretrizes gerais do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Em virtude dessa atividade, o Coren-PI esteve, na tarde da última terça-feira (23), reunido com o superintendente do Hospital Universitário (HU), com a chefe da Divisão de Enfermagem e com demais responsáveis pelo funcionamento do hospital, buscando discutir um relatório apresentado pelo regional à superintendência.

O relatório é fruto de uma fiscalização realizada nos dias 3 e 11 de julho, após uma série de denúncias recebidas por parte dos profissionais de Enfermagem, que argumentavam sobrecargas de trabalho, falta de insumos, medicamentos e equipamentos de proteção individual e ausência de profissionais em setores prioritários do hospital em determinados horários de trabalho.

Representantes do Coren-PI reunidos com a superintendência do Hospital Universitário (HU)

Os resultados obtidos e descritos no relatório foram explanados pela presidente do Coren-PI, Tatiana Guimarães, que afirmou ser o objetivo da reunião alinhar, junto à superintendência do hospital, os pontos principais encontrados durante a fiscalização do Conselho.

“Nossa intenção é alinhar esses pontos e hoje viemos aqui ouvir o que a superintendência e a chefe de Divisão tem a nos dizer sobre as pautas abordadas no relatório apresentado. Recebemos algumas denúncias e pudemos comprovar, mediante a fiscalização, que muitos casos eram verídicos”, disse Tatiana.

O superintendente do Hospital Universitário, José Miguel, contestou parte das denúncias recebidas pelo Coren, afirmando que algumas situações descritas são irreais e que o hospital conta com um quadro relativamente grande de enfermeiros, além de insumos, medicamentos e equipamentos suficientes para ajudar no abastecimento de outros hospitais. Segundo ele, “nós averiguaremos esses casos e iremos analisar o relatório com o objetivo de realizar uma resposta formal ao que nos foi apresentado”, falou.

A Chefe de Divisão do Departamento de Enfermagem do HU, Samila Gomes, explicou alguns dos pontos discutidos. Um deles foi a questão da ausência de enfermeiros. Segundo ela, a ausência citada no relatório não é bem uma ausência, visto que os setores de Enfermagem não ficam desassistidos ou sem supervisão.

O relatório enviado à superintendência do HU é do dia 9 de outubro e eles tem o prazo de 30 dias para se manifestar. O Coren-PI aguarda uma reposta formal para tomar as medidas cabíveis.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais