Coren-RJ apresenta o Programa Adote, que aproxima conselho e profissionais

Conselheiros que participam do programa irão promover ações juntos aos Responsáveis Técnicos e profissionais de Enfermagem

15.02.2019

O primeiro encontro ocorreu na última terça-feira

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) apresentou aos conselheiros o Programa Adote, que busca alinhar os programas do regional (Capacita Coren, Coren Móvel, Boas-vindas, Pro-Sae e Coren Amigo). Os conselheiros que participam do programa ofertarão aos Responsáveis Técnicos e profissionais de Enfermagem ações como implantação de comissão de ética institucional, fiscalização em instituições de saúde, cursos para responsáveis técnicos, simulação de tribunal ético, cursos de Capacitação e fóruns com temas diversos, cursos de sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE, Esclarecimentos acerca de registro, cadastro e principais dúvidas jurídicas.

Para o desenvolvimento do projeto os conselheiros passaram por três dias de treinamento, o primeiro encontro, ministrado pelo departamento de atendimento e do setor jurídico, ocorreu na última terça-feira (12). Nessa oportunidade, os conselheiros puderam conhecer na teoria e na prática detalhes do setor de registro e cadastro, baseado nas principais dúvidas dos titulares de Enfermagem.

Fez parte da programação também, o debate sobre Simulações de Treinamento de Tribunal Ético, uma das novidades do programa. A modalidade é realizada pela presidente do conselho, Ana Lúcia Telles, desde 2010.

Para o enfermeiro Glauber Amancio, coordenador do Programa, as ações do Adote são oportunas, em um momento em que existe uma crise nas relações de trabalho vigente e situação na qual as relações interpessoais entre empregador e empregado estão abaladas.

Debate sobre Simulações de Treinamento de Tribunal Ético é parte do programa

No programa as ações propostas para os conselheiros retomam a possibilidade do desenvolvimento de atividade político representativas, reaproximando assim os conselheiros dos profissionais de Enfermagem fluminenses e ocupando as lacunas éticas impostas por um sistema de ensino deficitário.

Ficou constatado a empolgação dos conselheiros com os treinamentos realizados pela presidente em função de sua vasta experiência em ética e legislação e a vontade de iniciarem as ações propostas pelo programa. Os interessados em conhecer a reedição do Programa Adote pode agendar uma visita através do e-mail adote@coren-rj.org.br.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais