Coren-RO lança edital para capacitação em Consulta de Enfermagem Ginecológica

Inscrições acontecem do dia 18 julho a 16 de agosto

17.07.2023

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) lançou, nesta segunda-feira (17/7), o edital de chamamento público para selecionar municípios que possuam enfermeiros atuantes na assistência da atenção primaria à saúde, para capacitação em Consulta de Enfermagem Ginecológica, com Ênfase na Saúde Sexual e Reprodutiva.

As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma on-line, através do preenchimento do formulário eletrônico , pelo gestor de saúde do município, no período de 18 de julho de 2023 até o dia 16 de agosto de 2023. Em caso de dúvidas, o e-mail projetoconsultadeenfermagemro@gmail.com e o telefone (69) 99925-3695 estão disponíveis para contato.

O presidente do Coren-RO, Manoel Carlos Neri, salienta que o projeto visa garantir às mulheres consulta de Enfermagem de qualidade com ênfase no planejamento reprodutivo. “Além do empoderamento, a implementação desse projeto trará benefícios significativos, valorizando a profissão de Enfermagem e promovendo avanços tanto na saúde das mulheres quanto na capacitação dos enfermeiros, fortalecendo ainda mais a atenção primária e reforçando o papel essencial da Enfermagem na promoção da saúde”, diz.

O projeto de consulta de Enfermagem em saúde Sexual e Reprodutiva foi iniciado no Estado de Rondônia pelo Município de Ji-Paraná e através deste edital vem expandir para todo o Estado de Rondônia ampliando acesso a homens, mulheres e famílias aos métodos contraceptivos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenadora do projeto, conselheira federal Dannyelly Dayane, ressalta que a iniciativa será pioneira na região norte. “Nesta etapa iremos capacitar enfermeiros dos 52 municípios do Estado de Rondônia que atuam na atenção primária à saúde. Investir em planejamento reprodutivo impacta diretamente na redução de indicadores como redução da mortalidade materna e infantil, redução de gravidez na adolescência, redução de abortamento e melhoria no índice de desenvolvimento humano do Estado”, destaca.

A capacitação será será realizada em um ano e meio. Neste processo será iniciado o treinamento teórico com os profissionais selecionados em seguida prática in loco com a consulta de Enfermagem com inserção do DIU de cobre e consulta de revisão após 45 dias.

Base Legal – Realidade consolidada no Brasil e no mundo, a atuação da Enfermagem no planejamento reprodutivo está amplamente amparada pela legislação. A consulta de Enfermagem na área tem amparo na lei do exercício profissional, no inciso II do Art. 8º do Decreto 94.406/1987, e na Resolução 690/2022, que normatiza a atuação do Enfermeiro no Planejamento Familiar e Reprodutivo. No mês de maio de 2023, o Ministério da Saúde recomendou, em Nota Técnica, a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) por enfermeiros e médicos no âmbito do planejamento familiar e reprodutivo.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais