Começa o I Encontro de Fiscalização dos Conselhos da Região Norte

Evento traz abordagens e temas do dia a dia da profissão, além de possibilitar a propositura de diretrizes e estratégias

14.07.2022

Evento reúne fiscais, diretores, conselheiros e coordenadores de fiscalização dos Conselhos Regionais da Região Norte

Nesta quarta-feira (12/7), aconteceu a abertura do “I Encontro de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Enfermagem da Região Norte – Efis Norte”. O evento traz abordagens e temas do dia a dia da profissão, além de possibilitar a propositura de diretrizes e estratégias norteadoras da fiscalização para a região Norte do país, bem como traçar estratégias, ampliar o alcance da fiscalização e tornar o processo fiscalizatório mais efetivo e, assim, combater o exercício ilegal e irregular da enfermagem.

No primeiro dia, os participantes apreciaram a palestra “Política Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais”, ministrada pelo Chefe de Divisão do Exercício Profissional do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Walkírio Almeida. Ele apresentou as ações que são desenvolvidas pelo Cofen para dar suporte ao desenvolvimento das fiscalizações dos Conselhos Regionais. O evento segue até esta sexta-feira (15), com muitas palestras, mesas redondas e bate-papo.

Presidente do Coren-RO, destacou que a fiscalização tem que ter resolutividade

Em sua fala de abertura, o presidente do Conselho Regional de Rondônia (Coren-RO), Manoel Carlos Neri, deu as boas-vindas aos fiscais, diretores e demais colaboradores e destacou que a fiscalização é para alterar a realidade do exercício profissional. “Se nós não conseguirmos alterar essa realidade através das nossas ações de fiscalização, a nossa fiscalização não estará servindo nem a sociedade, nem a nossa profissão”.

Neri evidenciou, ainda, que a fiscalização tem que ter resolutividade, mesmo com todas as dificuldades. “É de forma resolutiva e eficiente que garantimos uma assistência de enfermagem segura e ética aos usuários do sistema de saúde, com dignidade e reconhecimento aos profissionais de enfermagem”, concluiu.

O evento engloba ampla discussão sobre cenários específicos e peculiares da região Norte, que envolvem a atuação da Enfermagem nas áreas fronteiriças, ribeirinhas, quilombolas e indígena.

O coordenador do Departamento de Fiscalização do Coren-RO, Juan Irineu, frisou que o momento é propício para discutir as problemáticas de cada regional e, assim traçar estratégias de fiscalização, propor diretrizes e ampliar o alcance da fiscalização. “A região Norte tem muitas peculiaridades que envolvem a enfermagem e o I Efis nos permite dialogar sobre as diversas temáticas que existe nessa seara, além de ser um espaço para reflexão sobre o papel desempenhado por todos nós da fiscalização”, salientou.

São três dias de palestras, debates e mesa redonda

O vice-presidente do Cofen, Antônio Marcos Freire, parabenizou o Coren Rondônia pela realização do evento e ressaltou que discutir os processos de trabalho e o formato do departamento de fiscalização é essencial para garantir uma atuação de excelência. “Sem dúvidas todas as temáticas abordadas refletem diretamente no dia a dia do exercício profissional”, disse.

A presidente da Comissão de Eventos do Coren-RO, Quele Vasconcelos, destacou a importância do primeiro encontro de fiscalização para a troca de experiência entre todos os regionais. “Com este encontro é possível analisar as dificuldades de cada região, bem como traçar soluções que possam trazer melhorias na atuação de cada departamento de fiscalização dos Corens”, pontuou.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais