Coren-RS recebe Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural

A visita ocorreu entre os dias 7 e 10 de dezembro, com o objetivo de promover debates sobre o tema e visitar comunidades

14.12.2021

Membros da Conenfsi com conselheiras e parte do GT de Enfrentamento ao Racismo do Coren-RS

A Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Intercultural (Conenfsi) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) esteve em Porto Alegre entre os dias 7 e 10 de dezembro, promovendo debates no Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). A visita foi motivada, especialmente, pelo pioneirismo do Coren-RS, que foi o primeiro regional do país a implementar e a formar, em 2017, um Grupo Técnico (GT) de Enfrentamento ao Racismo na Enfermagem (saiba mais). O enfermeiro Paulo Murilo, coordenador da Conenfsi, destacou que o grupo mapeou quais estados do Sistema Cofen/ Conselhos Regionais (Corens) tinham Grupos de Trabalho ou Câmaras Técnicas que tratam de temas ligados à interculturalidade na Enfermagem. “No Coren-RS encontramos o GT de Enfrentamento ao Racismo na Enfermagem e tivemos uma boa conversa com integrantes deste núcleo”, ressaltou Paulo.

O tema da comissão também foi abordado em live da regional gaúcha, transmitida pelo Facebook (acompanhe aqui) e no programa Contraponto, da Rádio Guaíba (acesse o link), com participação de conselheiras e profissionais da categoria.

A Conenfsi foi criada neste ano e constitui-se em comissão permanente de assessoramento de natureza consultiva, propositiva e orientadora de ações e assuntos relacionados à categoria de Enfermagem. O grupo tem o papel de discutir assuntos pertinentes e que abranjam a profissão com a população indígena, quilombola, cigana, ribeirinha e extrativista, LGBTQIA+, saúde de fronteiras e imigrantes. Com isso, a comissão assessora o Plenário do Cofen na elaboração de estudos e apresentação de ações, propostas e pareceres relativos às questões que dizem respeito aos profissionais de Enfermagem de comunidades tradicionais pelos grupos identificados.

Também integrante do Conenfsi, o enfermeiro Carlos Rinaldo Martins ponderou que o grupo tem pesquisado como que a Enfermagem tem atuado em todos os segmentos, levantando dados referentes a dificuldades, especificidades, perspectivas de futuro e o que pode ser feito para melhorar as condições de atendimento e trabalho. “Somente na saúde indígena, temos 20,8 mil trabalhadores de Enfermagem. São dados como esse que levamos ao Plenário do Cofen para que sejam tomadas as decisões em benefício da categoria que atua nesses segmentos”, explicou.

Visita ao Quilombo Areal, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre

Para a conselheira do Coren-RS e técnica de Enfermagem Vera Beatriz Rodrigues Soares, ex-integrante do GT de Enfrentamento ao Racismo na Enfermagem, é necessário compreender que a categoria lida com públicos com necessidades específicas. “Diante deste cenário, precisamos estar cientes, enquanto agentes ou protagonistas, do nosso papel no atendimento a diversos públicos”, enfatizou. “Todos os conceitos de excluir os diferentes foram construídos ao longo da história. E nós, profissionais de Enfermagem, temos o poder de transformar isso, a partir de conhecimento, da troca de experiências”, reforçou a conselheira e enfermeira Maria Lúcia Pereira de Oliveira, também ex-membro do GT.

Na live do Coren-RS, além de Rinaldo, da enfermeira Hamyla Trindade (integrante da Conenfsi), Vera e Maria Lúcia, participaram a enfermeira Amanda Werlang, que trouxe a experiência de Canoas no atendimento do Ambulatório T e na capacitação de profissionais, e a acadêmica de Enfermagem Sophie Nouveau Fonseca Guerreiro, ativista trans, que destacou também suas atividades, ressaltando a necessidade de dar mais espaço para a comunidade LGBT e demais públicos. No programa Contraponto, participaram Hamyla, Rinaldo e Maria Lúcia, além da bacharel em Direito e técnica de Enfermagem Rita Limas, trazendo sua experiência na Coordenação da Saúde das Equidades em Canoas.

Visita à aldeia Fag Nhin, do povo Kaingang, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre

Visitas à terra indígena e quilombo – No dia 8, membros da Conenfsi, junto com integrantes do GT de Enfrentamento ao Racismo na Enfermagem do Coren-RS, realizaram visitas à aldeia Fag Nhin, do povo Kaingang, na Lomba do Pinheiro, e ao Quilombo Areal, no bairro Menino Deus, ambos em Porto Alegre. Eles conversaram com as pessoas das comunidades e com os profissionais de Enfermagem e saúde desses locais, a fim de trocar experiências e ouvir relatos.

A Conenfsi agradeceu a acolhida de todos no Rio Grande do Sul e destacou, especialmente, a receptividade da presidente do Coren-RS, enfermeira Rosangela Gomes Schneider.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais