Coren-SC realizou 2ª edição de Conferência de Enfermagem

Evento debateu propostas para a categoria de profissionais de Enfermagem que passaram por oito etapas de seleções regionais

23.11.2022

Etapa estadual discutem mais de 300 propostas em conferência

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren-SC) realizou, nos dias 22 e 23 de novembro, a 2ª Conferência de Enfermagem, em Florianópolis. O evento debateu propostas de profissionais de Enfermagem que passaram por oito etapas de seleções regionais, realizadas nos últimos meses pelo estado, a fim de construir um documento com as demandas da categoria pertinentes às ações do conselho.

As conferências anteriores foram realizadas nos municípios de Lages, São Miguel do Oeste, Chapecó, Joinville, Blumenau, Florianópolis, Criciúma e Joaçaba. Em cada cidade, foram elaborados os projetos que abordassem os eixos temáticos de papel social, dimensionamento de profissionais, sistematização da assistência, compromisso ético, formação e desafios da Enfermagem para assistência com qualidade.

Foram mais de 300 propostas discutidas por delegados e observadores presentes, que estavam encarregados de redigir, aprovar ou suprimir os documentos. De maneira inédita, a votação aconteceu por meio de um token, dispositivo eletrônico que proporcionava opções de respostas e computação em tempo real, facilitando a decisão. Ao final, mais de 100 projetos foram aprovados e serão encaminhados posteriormente ao Cofen e demais entidades representativas da Enfermagem e da sociedade.

Votação foi computada em tempo real, com uso de equipamento eletrônico

Segundo a organizadora da conferência e vice-presidente do Coren-SC, Maristela Azevedo, a conferência é essencial para que os anseios da profissão sejam alcançados. “Precisamos valorizar todos que foram nas etapas regionais e que compareceram a essa etapa estadual também. Tudo foi feito para que conseguíssemos chegar aqui hoje em um evento histórico para a Enfermagem”, afirma.

Na abertura do evento, a deputada e enfermeira catarinense Carmem Zanotto participou e destacou, juntamente com o presidente do conselho regional, Gelson Albuquerque, a importância da participação dos profissionais em questões políticas, para alcançar objetivos em comum. “A nossa participação e a nossa luta foram determinantes para a aprovação do Piso Salarial. A Enfermagem precisa seguir mobilizando, não somente os ministros do STF, mas também todos os deputados e senadores no Congresso Nacional”, destaca Gelson.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais