Coren-SP: Enfermagem mostra sua força em caminhada contra a violência

Combate á violência também é tema da campanha nacional #RESPEITONAVEIA

30.05.2017

Caminhada promovida pelo Coren-SP teve apoio da prefeitura de Santo André

Vestidos de branco e entoando palavras de ordem como “Violência Não Resolve”, lema da campanha promovida pelo Coren-SP, profissionais e estudantes de enfermagem caminharam em uma manifestação pacífica pelo Centro de Santo André, cidade do ABC paulista, pedindo o fim da violência contra a categoria. A presidente do Coren-SP, Fabíola Campos, e o conselheiro Luciano Rodrigues conduziram o ato, realizado no último sábado (27), como uma atividade da Semana da Enfermagem 2017.

A violência contra profissionais de saúde é uma epidemia mundial, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). A enfermagem está entre as categorias mais expostas a esta realidade, por estar na linha de frente do cuidado. Nos últimos anos, o Coren-SP definiu o combate à violência como uma de suas grandes bandeiras. Em 2015, lançou a campanha “Violência Não Resolve”, em parceria com o Cremesp, com o objetivo de conscientizar a sociedade de que agredir os profissionais de saúde prejudica a assistência e não resolve os problemas do sistema.

Em 2017, o Conselho realizou um grande ato na capital, para disseminar a cultura de paz entre profissionais de enfermagem, médicos e a sociedade. Também promoveu o “Encontro com as Comissões de Ética de Enfermagem e de Medicina para debater a violência”. E a segunda edição do evento volta a acontecer em Campinas, no próximo dia 5 de junho.

Em Santo André, profissionais e estudantes de enfermagem tomaram as ruas do Centro, caminhando desde a Praça do Carmo até o Paço Municipal. “Essa é uma luta conjunta, por isso, temos que nos unir para mostrar a nossa voz. Estamos presentes em todos os níveis da assistência e não podemos encarar a violência como algo comum desse cotidiano”, disse a presidente do Coren-SP, Fabíola Campos ao conduzir o ato. Ela ainda incentivou os profissionais a se unirem por outras causas importantes. “Hoje estamos caminhando contra a violência, mas temos que nos unir em todas as frentes, por mais valorização e reconhecimento”, destacou, citando a petição pública lançada pelo Coren-SP em prol da aposentadoria especial para a enfermagem, que já conta com mais de 110 mil assinaturas.

O ato contou com o apoio da Prefeitura de Santo André. O prefeito Paulo Serra e a Secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias, receberam os participantes da caminhada em frente ao paço municipal.

Campanha Nacional –  A violência contra os profissionais de Enfermagem é tema de campanha lançada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) nesta segunda-feira (29/5). Serão três meses de campanha em redes sociais, para promover um diálogo aberto e conscientizar a população sobre a importância do respeito aos profissionais que estão na linha de frente do cuidado. Dados da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil (Cofen/Fiocruz – 2015) mostram que, dos 1,8 milhão de profissionais do país, 19,7% já sofreram violência no ambiente de trabalho, sendo: 66,5% violência psicológica, 26,3% racial e 15,6% violência física. Os mais acometidos por essa violência são os auxiliares e técnicos.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais