Covid-19: Vacinação em crianças está perto de se tornar realidade

Após aprovação em 23 países, as discussões da vacinação contra a covid-19 no Brasil chegam à reta final

03.01.2022

A vacina está autorizada pela Anvisa desde Dezembro

A vacina contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos é aguardada por pais, professores, educadores, profissionais de saúde e toda a comunidade brasileira. Com a autorização da vacinação pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a definição para o início de janeiro, a imunização das crianças já é uma realidade próxima.

No Brasil, os governadores dos estados estão de acordo com a vacinação em crianças a partir dos 5 anos. Recentemente, o Ministério da Saúde promoveu uma consulta pública para saber a opinião da população sobre o tema. Na próxima terça-feira (04/01), o debate segue em Audiência Pública, às 10h, no auditório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília. A audiência será transmitida ao vivo, pelo canal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Um documento divulgado pela Fiocruz na semana passada (28/12) trouxe novas informações sobre a importância em vacinar 100% das crianças contra a covid-19. A nota técnica, que teve como base estudos científicos, foi categórica: para a segurança da população de todas as idades é imprescindível o início da imunização entre as crianças.

A Anvisa autorizou a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19, após os resultados positivos de testes pré-clínicos e ensaios clínicos em diferentes fases, além da utilização do imunizante nessa faixa etária em diversos outros países.

A vacinação de crianças é, portanto, uma alternativa necessária para garantir a continuidade das aulas presenciais. “Além de serem impactadas pela falta de escola e pela perda de familiares, nossas crianças ainda transmitem o vírus Sars-Cov-2. Portanto, o vírus deixa de ser uma questão de saúde para tornar-se um fator social,” comenta a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos.

“A cada dia em que as crianças ficam sem estudar presencialmente, maior é a probabilidade de desistirem e nunca mais voltarem à escola. Para algumas das crianças mais vulneráveis, isso pode ter consequências duradouras.” comentou a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne.

No mundo – Os EUA já comemoram 5 milhões de doses em crianças entre 5 e 11 anos sem a ocorrência de nenhum efeito colateral entre elas. Na Europa, ao menos 23 países já iniciaram ou aprovaram a vacinação desta faixa etária contra a covid-19. Entre eles estão Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Malta, Portugal, Reino Unido, República Tcheca e Suécia.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais