DEPUTADA LUIZA ERUNDINA FALA SOBRE O DIA DO ENFERMEIRO EM DISCURSO NA CÂMARA

A Semana de Enfermagem, comemorada no período de 12 a 20 de maio, também foi destaque no Congresso Nacional, através de discursos de deputados que usaram a tribuna da Câmara para falar sobre a importância da profissão e sobre a luta da categoria pela aprovação do PL 2295/00, que institui a jornada de trabalho de 30 horas semanais.

19.05.2010

A Semana de Enfermagem, comemorada no período de 12 a 20 de maio, também foi destaque no Congresso Nacional, através de discursos de deputados que usaram a tribuna da Câmara para falar sobre a importância da profissão e sobre a luta da categoria pela aprovação do PL 2295/00, que institui a jornada de trabalho de 30 horas semanais.

A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) foi uma das parlamentares que prestou homenagem à data através de discurso proferido na noite de hoje (12). “Quero lembrar a todos que se comemora hoje o Dia do Enfermeiro, categoria de trabalhadores a quem a sociedade muito deve pelo seu trabalho dedicado, generoso, penoso”, declarou.

Em seguida, a deputada lembrou ainda da necessidade da redução da carga horária da enfermagem, com a aprovação do PL das 30 horas, como meio de retribuir a dedicação destes profissionais para com a sociedade. “Esta categoria precisa ter um nível de retribuição da sociedade, por meio da Câmara dos Deputados, com a aprovação do projeto de lei ora em tramitação nesta Casa, que dispõe sobre a jornada de trabalho de 30 horas semanais. Quem sabe poderíamos nos associar às comemorações desta data trazendo à pauta e conferindo, de forma positiva, o voto favorável à aprovação da matéria nesta Casa”, sugeriu Luiza Erundina.

O SR. PRESIDENTE (Michel Temer) – Srs. Deputados, há uma lista de Deputados inscritos. Se eu começo a cortar, logo vem reclamação. Peço a gentileza de se inscreverem aqui.
Com a palavra a Sra. Deputada Luiza Erundina.
A SRA. LUIZA ERUNDINA (Bloco/PSB-SP. Sem revisão da oradora.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero lembrar a todos que se comemora hoje o Dia do Enfermeiro, categoria de trabalhadores a quem a sociedade muito deve pelo seu trabalho dedicado, generoso, penoso.
Esta categoria precisa ter um nível de retribuição da sociedade, por meio da Câmara dos Deputados, com a aprovação do projeto de lei ora em tramitação nesta Casa, que dispõe sobre a jornada de trabalho de 30 horas semanais.
Quem sabe poderíamos nos associar às comemorações desta data trazendo à pauta e conferindo, de forma positiva, o voto favorável à aprovação da matéria nesta Casa.

Sr. Presidente, também estamos celebrando a aprovação do projeto de lei da ficha limpa, conquista e demanda da sociedade civil, que encontrou da parte desta Casa o acolhimento e a atenção da sua busca, diante da participação popular ativa, organizada, politizada. Deus queira que o Senado tenha a mesma atitude e dê a mesma resposta a esta demanda da sociedade!

Esta conquista, porém, é insuficiente. É necessário que esta Casa comece a discutir efetivamente o projeto de lei de reforma política. A propósito, tramita nesta Casa projeto de iniciativa popular que temcomo Relator o nobre Deputado Pedro Wilson. Esta, sim, uma medida moralizadora, como a do Ficha Limpa, como também uma reforma estrutural do sistema eleitoral, partidário e das normas que compõem o sistema político em nosso País.
Que este passo dado agora, que espero seja completado no Senado Federal, seja seguido imediatamente pela discussão, votação e aprovação do projeto de lei de iniciativa popular que, por sinal, tem sido defendido e divulgado em todo o País, mediante uma frente parlamentar de reforma política com participação popular.

Finalmente, aproveito a ocasião para saudar os enfermeiros e as enfermeiras pelo seu dia e os assistentes e as assistentes sociais, que no próximo dia 15 também celebram a sua data.
Saúdo, sobretudo, a sociedade civil brasileira, que conquistou nesta Casa a decisão e a vontade de ter um instrumento de moralização do processo eleitoral em nosso País.
Muito obrigada.

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais