Dia Mundial de luta contra o AVC reforça importância do trabalho da Enfermagem

Campanha anual visa conscientizar a respeito do que é AVC, sinais de alerta e tratamentos da doença; jovens cada vez sofrem mais fatalidades

29.10.2023

A Organização Mundial de AVC (WSO, na sigla em inglês) promove, a partir do dia 29 de setembro, sua campanha anual de conscientização e luta. O mal levou no primeiro semestre deste ano 57.225 vidas de brasileiros, o equivalente a 13 óbitos por hora, segundo dados do Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil.

Sempre com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em 2023 o dia 29 de outubro será marcado como data mundial de luta contra os perigos do acidente vascular cerebral. No entanto, as programações terão início um mês antes, intensificando-se a partir do dia 21 de outubro, quando é iniciada a “Semana de Combate Ao AVC”. Haverá uma série de atividades em todo o Brasil neste período.

Para a coordenadora da Câmara Técnica de Atenção à Saúde (Ctas/Cofen), Mayra Gonçalves, é importante “olhar o todo do paciente” e ter em mente a Enfermagem como agente central no combate e prevenção do AVC. “Precisamos retomar os cuidados e entender que não é uma condição apenas para os idosos, cada vez mais precisamos de conscientização de todos, sempre vistoriar histórico familiar e reforçar atenção à escolaridade, que pode dificultar a consulta de Enfermagem quando o paciente dá sinais equivocados”, alertou.

Ela afirma que cada vez mais jovens se tornam vítimas potenciais. “Há um número crescente de casos entre os jovens. Alguns estudos falam que os ‘novos 50 anos’ são agora aos 35. É necessário ter muita atenção para os perigos dos maus hábitos, especialmente o cigarro eletrônico, tão na moda”, advertiu.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais