Dilma anuncia Rede Cegonha para atendimento desde o início da gestação

  A presidente Dilma Rousseff anunciou o Rede Cegonha durante seu programa de rádio Café com a presidenta , que foi ao ar na manhã desta segunda-feira. Ela aproveita o mês de março, dedicado à mulher, para tratar de temas como violência doméstica e educação infantil.

14.03.2011


 


A presidente Dilma Rousseff anunciou o Rede Cegonha durante seu programa de rádio Café com a presidenta , que foi ao ar na manhã desta segunda-feira. Ela aproveita o mês de março, dedicado à mulher, para tratar de temas como violência doméstica e educação infantil.


A presidente iniciou o programa falando justamente sobre a criação do Rede Cegonha, uma das promessas feitas durante as eleições presidenciais de 2010. Vamos tratar daquele que é um dos momentos mais marcantes da vida de toda mulher: a maternidade. Vamos anunciar o Rede Cegonha, um programa na área da saúde, voltado para o atendimento integral das mães e das crianças desde a gravidez. Nós queremos atendimento completo, integral , disse.


6 mil creches e pré-escolas


Dilma afirmou que seu objetivo é construir 6 mil creches e pré-escolas para ajudar as mães de todo o país. Nenhuma mulher trabalha tranquila se seus filhos não estiverem protegidos e bem cuidados. Por isso, vamos iniciar um programa cuja a meta é construir 6 mil creches e pré-escolas em todo o Brasil, até 1014. São muito importantes na administração do tempo das mulheres, mas são, sobretudo, importantíssimas para a educação das crianças e para atacar a raiz das desigualdades sociais. Todo mundo sabe que as crianças de zero a 5 anos, que recebem atenção social e pedagógica, higiene e alimentação adequados, entram na vida escolar em condições muito melhores .


Segundo Dilma, ela deve honrar a mulher brasileira. As mulheres ajudam a construir o nosso país. Saem dos seus lares, vão para o mundo do trabalho, para as empresas, para as escolas, às universidades, para a vida social e fazem a diferença. Se as mulheres não tivessem crescido em seu papel na sociedade brasileira, eu não conseguiria ter sido eleito presidenta, por isso eu devo honrar as mulheres do nosso país , afirmou.


As mulheres podem. Mas ainda falta muito para as mulheres poderem tudo , emendou.


Violência doméstica


Uma das maiores preocupações da presidente, segundo depoimento ao longo do programa de rádio, é a violência doméstica. Uma das minhas maiores preocupações é a violência contra a mulher, ainda muito presente, inclusive dentro de casa. Uma situação, que sobre todos os aspectos, é inaceitável para uma sociedade como a brasileira .


Dilma considera inaceitável pesquisa apresentada no programa que diz que a cada dois minutos cinco mulheres são agredidas no Brasil. Isso é inaceitável! , disse.


E acrescentou: Uma das leis mais importantes, criadas no governo do presidente Lula, foi a Lei Maria da Penha. Essa lei é reconhecida até pela ONU como um modelo de enfrentamento da violência doméstica. O meu compromisso é garantir que essa lei seja rigorosamente cumprida. Aliás, no meu governo, o Ministério da Saúde tornou obrigatória a notificação da violência contra a mulher em toda a rede pública e privada do país na área da saúde. Quem não notificar que recebeu uma mulher agredida, machucada, está sujeito à punição administrativa e corre o risco de ser punido por seu conselho profissional .

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais