Dimensionamento é tema de mesa-redonda no 20º CBCENF

Um dimensionamento próximo ao ideal é um dos principais requisitos para uma melhor assistência de Enfermagem

09.11.2017

Antônio Marinho explana sobre a “Constante de Marinho”.

Ter um dimensionamento de pessoal próximo ao ideal é um dos principais requisitos para uma melhor assistência de Enfermagem. Durante a manhã desta quarta-feira (8), foram debatidos diversos pontos sobre o tema na mesa-redonda Dimensionamento de pessoal de Enfermagem: Implicações Legais”. O encontro foi mediado pelo fiscal do Conselho Coren-RJ, Rodolpho de Paula.

A fiscal do Coren-GO e membro da Câmara Técnica de Fiscalização – CTFIS/Cofen, Luana Ribeiro, iniciou o dia apresentando os aspectos legais que cercam o tema. “O Cofen normatiza, disciplina e regula o dimensionamento de pessoal de enfermagem nas instituições de saúde, de acordo com a Lei 5905/73”, explicou Luana. Além disso, esclareceu que todo ato fiscalizatório deve se basear no Manual de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e abordou outras legislações que tratam do tema.

O professor universitário Antônio Marinho continuou a programação, ministrando a segunda palestra do dia. Marinho é autor da fórmula utilizada no cálculo do dimensionamento nomeada “Constante de Marinho”, que relaciona as horas trabalhadas com os sítios funcionais de trabalho e a classificação de paciente. Ele expôs o histórico sobre a fórmula e explicou como ela é aplicada em cada tipo de serviço de Enfermagem.

A atividade foi concluída com a especialista em Gerenciamento de Enfermagem e coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas (CTLN/Cofen), Cleide Canavezi, que fez uma demonstração básica de como funciona o E-dimensionamento, ferramenta que o Cofen disponibiliza online para os enfermeiros realizarem o cálculo de dimensionamento de pessoal.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais