E-MEC registra redução de 77% nas vagas de Enfermagem por EaD

Queda reflete mobilização por um ensino presencial e de qualidade

17.10.2016

Estudantes de Enfermagem apoiam a exigência do ensino presencial, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro
Estudantes de Enfermagem apoiam a exigência do ensino presencial, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

O sistema e-MEC registrou uma redução de 77% no número de vagas ofertadas para a graduação a distância em Enfermagem. Com pouco controle e regulação, o número de pólos oferecendo graduação em Enfermagem aumentou quase 90% em um ano, chegando um total de 106.930 vagas em setembro de 2016. O número foi reduzido para 24.950.

Para a conselheira federal Dorisdaia Humerez, a queda na oferta reflete a conscientização dos próprios estudantes e a mobilização nacional por um ensino presencial e de qualidade, liderada pelos conselhos de Enfermagem. “Vamos continuar até não termos nenhuma vaga e nenhum profissional formado por EaD registrado no Sistema Cofen/Conselhos Regionais”, afirmou a conselheira.

O Cofen apoia o Projeto de Lei 2891/2015, que torna obrigatório o ensino presencial para a graduação de enfermeiros e formação de técnicos em Enfermagem. O conselho entende que a Enfermagem requer conhecimentos teórico-práticos e habilidades relacionais que precisam ser desenvolvidas em contato com pacientes e com a comunidade.

As condições de oferta de graduação a distância são precárias, constatou a operação EaD, realizada pelo sistema Cofen/Conselhos Regionais atendendo consulta do Ministério Público Federal. Sem bibliotecas específicas, laboratórios e docentes qualificados, muitos cursos não têm sequer convênios para a realização de estágios obrigatórios e atividades práticas.

“A Enfermagem representa mais da metade dos recursos humanos em Saúde. A qualidade da formação repercute diretamente na qualidade da assistência. A proliferação desordenada de cursos de má qualidade, inclusive presenciais, é um risco à Saúde Coletiva”, ressaltou o presidente do Cofen, Manoel Neri. O conselho apoia criação de exame de suficiência para futuros profissionais e um maior controle da abertura de novos cursos e vagas.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais