Em zona rural, Coren-MT garante atendimento de enfermagem seguro

Em zona rural, após fiscalização, enfermeiro responsável foi convocado

26.06.2018

O trabalho de fiscalização do Coren-MT garantiu à população da zona rural do município de Nossa Senhora do Livramento (MT), a 38 km da capital, Cuiabá, um atendimento de enfermagem de melhor qualidade e com mais segurança. Desde março deste ano, a Unidade de Saúde da Família Rural Sul, que atende a moradores do município e região, passou a contar com enfermeiro responsável, o que não vinha de fato ocorrendo desde agosto de 2017.

A convocação de enfermeiro aprovado em concurso público para a unidade foi uma resposta da Prefeitura Municipal à fiscalização feita pelo Coren-MT na unidade, em fevereiro. Segundo denúncia anônima recebida pelo conselho, técnicos em enfermagem estavam desempenhando funções de planejamento, coordenação e avaliação, que estão fora de sua competência técnica e legal.

Os fiscais constataram também que a enfermeira que então respondia pela supervisão não permanecia no local nem se envolvia nas consultas, e que não estavam sendo feitas as visitas às áreas da zona sul cobertas pela unidade.

Exemplo de fiscalização feita pela equipe do Coren-MT, no município de Confresa, interior de MT. Ao centro, a fiscal Edilanne Eubank

Além da médica, apenas técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde atuavam no local, onde são atendidas demandas como consultas, acompanhamento pré-natal e vacinas, além do atendimentos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A convocação do enfermeiro aconteceu poucas semanas depois da notificação, garantindo o posto de trabalho, a valorização profissional e a qualidade na assistência. A chefe do Departamento de Fiscalização do Coren-MT, Flaviana Pinheiro, enfatizou a velocidade com que a prefeitura atendeu à demanda, o que demonstra a representatividade do Coren-MT.

Ela explicou que a ausência do enfermeiro na unidade põe em risco a saúde da população, tendo em vista que as atividades acabam sendo executadas por pessoal sem habilitação técnica para a tomada de decisões.

“Conseguimos garantir o respaldo e a segurança aos profissionais que estão atuando e a qualidade da assistência. Agora a população sabe que as atividades de enfermagem estão sendo planejadas, coordenadas e avaliadas por um profissional devidamente habilitado”, disse ela.

Segundo a Assessoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde do município de Nossa Senhora do Livramento, o enfermeiro encontra-se em serviço há cerca de dois meses e, no momento, dá continuidade à assistência local, adaptando-se às demandas da comunidade. A fiscalização do Coren-MT tem circulado por municípios do interior de Mato Grosso, realizando também orientação aos profissionais.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais