Enfermagem celebra os 34 anos do SUS

Maior categoria profissional da rede pública, a Enfermagem engloba 87,27% dos trabalhadores, entre enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras

19.09.2024

Maior sistema de saúde pública do mundo, referência mundial em vacinação, possui o maior programa público de transplante no mundo. Esse é o Sistema Único de Saúde (SUS), presente em todos os estados do país, e que completa 34 anos de existênciao neste 19 de setembro. Criado em 1990, com a promulgação da Lei no. 8.080/1990, ele transformou a realidade do acesso à saúde do país, oferecendo atendimento a todos, de maneira universal e integral. Também é responsável pela gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pela Vigilância Sanitária e pelas ações de prevenção de doenças e promoção da Saúde, além de realizar distribuição gratuita de medicamentos à população.

No 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que aconteceu em Recife, de 16 a 19/09, a ministra da Saúde Nísia Trindade reafirmou o compromisso da pasta em construir uma agenda de políticas públicas que reconheça e valorize a atuação dos enfermeiros, fundamentais na atenção primária e nas equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde, onde desempenham um papel crucial na prestação de serviços e no atendimento às pessoas e comunidades.

Segundo dados do Centro Nacional de Informações do Trabalho na Saúde (CENITS), a Enfermagem é a maior categoria profissional no Sistema Único de Saúde (SUS), com 87,27% dos trabalhadores, entre enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras. Atualmente, o SUS conta com cerca de 1.21 milhão de profissionais de enfermagem, dos quais 708.876 são técnicos de enfermagem, 346.296 enfermeiros e 155.932 auxiliares de enfermagem.

Dentro do SUS, a categoria é uma força transformadora que atua em diversas frentes, desde o cuidado direto aos pacientes até a gestão de materiais e recursos humanos. Com sua presença massiva e diversificada, os profissionais da categoria garantem o funcionamento contínuo e eficaz do sistema, promovendo a saúde e o bem-estar da população.

“A Enfermagem brasileira é o alicerce da saúde primária oferecida pelo SUS. Cerca de 80% dos mais de 2 milhões dos profissionais estão na rede pública e tiveram papel fundamental na construção e na defesa dele desde a sua criação”, afirma o presidente do Conselho Federal de Enfermagem, destacando a importante participação da categoria no SUS.

Em 2018, o Cofen lançou o documentário “SUS 30 anos”, em comemoração ao aniversário da Constituição de 1988, que consagrou a saúde como um direito de todo cidadão e dever do estado. O vídeo traz depoimentos de enfermeiros brasileiros que trabalham no SUS. A categoria está à frente de boa parte dos programas do sistema, como a Estratégia Saúde da Família. O SUS incluiu 60 milhões de brasileiros antes sem acesso à assistência de Saúde e contribuiu para redução da mortalidade infantil e aumento da expectativa de vida dos brasileiros. A história da Enfermagem, nos últimos mais de 30 anos, está entrelaçada à história do SUS.

Celebrar a existência do Sistema Único de Saúde é também homenagear os milhões de profissionais que todos os dias dedicam suas vidas, seu conhecimento e seus esforços para a garantia da saúde como direito do povo brasileiro!

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais