Enfermagem solidária inicia atendimentos em São Paulo

Ação busca acolher a população afetada, sobretudo os profissionais de Enfermagem. Chuvas deixaram 65 mortos

08.03.2023

Ação mobiliza especialistas voluntários do Enfermagem Solidária (Conaesm/Cofen), em parceria com secretaria municipal de Saúde de São Sebastião

Especialistas voluntários do Programa Enfermagem Solidária (Conaesm/Cofen) já estão atendendo presencialmente profissionais afetados pelas chuvas no litoral de São Paulo. A ação é uma parceria do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), do Coren-SP, e a Diretoria de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de São Sebastião.

Os enfermeiros Maria do Socorro Mota (Coren-AC), Lucielena Garcia (Coren-MG) e Jamyson Macedo (Coren-RO) iniciaram os atendimentos, visitando profissionais do Hospital de Clínicas da Costa Sul, Unidades de saúde de Boiçucanga I, e II, Unidade de Saúde Juqueri I e II, Unidade de Barra de Sahy I e II. A ação, que se iniciou na segunda (6/3) e prossegue durante a semana, é acompanhada pelo conselheiro regional Eugênio Dantas, do Coren-SP.

As chuvas no litoral norte de São Paulo entre 18 e 19 de fevereiro foram as maiores registradas no país, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As tempestades provocaram deslizamentos de encostas, alagamentos, quedas de árvores e falta de luz. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) enviou Equipe de Resposta rápida que, junto com o Coren-SP, mapearam a situação da Enfermagem e prestaram assistência aos profissionais.

Enquanto a chuva alagava cidades e deslizamentos soterravam casas e estradas, enfermeiros, técnicos e auxiliares, ilhados em seus plantões, prestavam assistência assistência durante a emergência, que deixou 65 óbitos.

“Há muitos desabrigados, desalojados e além da sobrecarga de trabalho”, afirma a coordenadora do Enfermagem Solidária, Dorisdaia Humerez. “As chuvas torrenciais e deslizamentos trazem, além das perdas materiais, a sensação de vulnerabilidade, que pode ser traumática. Muito tem que ser feito, mas a escuta, o acolhimento ajudará amenizar a dor”.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais