Enfermagem volta às ruas por reajuste do piso e jornada de 30 horas
Ato será realizado no próximo dia 12, às 8 horas, na praça dos Três Poderes
10.03.2025
12 de março de 2025, às 8 horas, na Biblioteca Nacional de Brasília. A Enfermagem tem um encontro marcado em Brasília, para cobrar a aprovação da PEC19, que cria um índice de reajuste para o Piso da Enfermagem e fixa jornada de 30 horas para o exercício da profissão.
Da biblioteca, o ato segue em marcha até a Praça dos 3 Poderes. “A Enfermagem se unifica e se engrandece em momentos históricos como o que estamos vivendo agora. Quando isso acontece, alcançamos avanços importantes”, projeta o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri.
O ato foi convocado pelo movimento Gigantes da Enfermagem. “Com o suporte de organizações e lideranças locais, estamos organizando caravanas de todo o Brasil. Vamos desembarcar em Brasília dia 12, porque queremos agilizar esse processo. A fixação da jornada em 30 horas e a garantia do piso é uma necessidade urgente da categoria e certamente terá impacto direto na redução do número de afastamentos, adoecimentos e mortes que acometem nossos profissionais hoje”, afirma o presidente do movimento, Carlos Kafezinho.
De acordo com a convocação do ato, a aprovação da PEC19 tem o condão de reduzir a jornada de trabalho, valorizar a categoria e a profissão, melhorar a qualidade do atendimento à população e assegurar o desenvolvimento social e econômico da maior força de trabalho da saúde.
A PEC19 é de autoria da senadora Eliziane Gama e tem relatoria do senador Fabiano Contarato. Uma das reivindicações do movimento é que, depois de passar no Senado, o projeto seja relatado por uma deputada ou deputado da Bancada da Enfermagem. Este é o primeiro de seis atos que ororganizadores pretendem fazer em Brasília em 2025.
Fonte: Ascom/Cofen