Enfermeira de 72 anos está entre mortos por coronavírus no Rio

Marluce Barcelos Gomes atuava no Hospital do Andaraí, na Zona Norte, onde não conseguiu um respirador após ser internada.

05.05.2020

Assista a íntegra de reportagem

O estado do Rio de Janeiro já tem 22 profissionais de Saúde mortos por coronavírus. Uma dessas profissionais foi a enfermeira Marluce Barcelos Gomes, de 72 anos, que trabalhava no Hospital do Andaraí, na Zona Norte do Rio, e morreu no domingo (3) sem conseguir um respirador no próprio hospital em que atuava.

Segundo a família, a enfermeira não tinha nenhum tipo de doença e apresentou sintomas leves da Covid-19, como dor de garganta.

Com o agravamento do quadro, ela ficou internada na unidade da Zona Norte e transferida para um hospital em Niterói devido à falta do aparelho que auxilia na respiração. Marluce chegou a ter sinais de melhora, mas não resistiu.

Justiça afasta enfermeiros com mais de 60 anos – Nesta segunda-feira (4), uma decisão judicial da Vara Federal garantiu que todos os profissionais de enfermagem acima dos 60 anos ou integrantes de outros grupos de risco para o coronavírus sejam afastados de funções que exijam contato direto com suspeitos ou confirmados da doença em unidades de Saúde da União.

A decisão, tomada após o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) entrar na Justiça, destaca o elevado grau de risco e a situação dramática vivida pelos profissionais.

Para o juiz federal Francisco Alexandre Ribeiro, “não há justificativa para que a União descumpra suas próprias recomendações técnico-científicas, ainda que se refira a trabalhadores dos serviços considerados essenciais ao combate direto da pandemia”.

Assista a íntegra da reportagem.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais