Enfermeira indígena irá compor Comissão à saúde intercultural do Cofen

A enfermeira é da etnia Baré e militante pela valorização e reconhecimento dos povos indígenas originários do Brasil

19.04.2021

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) indicou a enfermeira indígena Hamyla Elizabeth da Silva Trindade para compor a Comissão Nacional de Enfermagem à Saúde Intercultural (CNESI) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A comissão trata de segmentos quilombolas, indígenas, ribeirinhos, extrativistas, saúde entre fronteiras e LGBTQIA+. Seu objetivo é elaborar estudos, propostas e pareceres de questões relacionadas aos profissionais de saúde destes grupos.

A enfermeira é da etnia Baré e militante pela valorização e reconhecimento dos povos indígenas originários do Brasil. “A enfermeira Hamyla é uma profissional de alta competência. A escolhemos devido ao seu trabalho e conhecimento da saúde indígena, estamos certos de que ela irá contribuir com propostas embasadas”, destacou o presidente do Coren-AM, Sandro André.

“A interculturalidade envolve uma gama de grupos, e atuar de forma coerente e responsável inclui entender suas especificidades, e para isso a comissão irá trabalhar a partir das demandas vindas dos profissionais na qual representaremos, em especial os trabalhadores indígenas”, declarou Hamyla.

Representação Comunidades Ribeirinhas – O enfermeiro Alan Gomes de Sousa também fará parte da Comissão Nacional de Enfermagem à Saúde Intercultural por sua atuação à frente da coordenação de atenção básica de municípios que compõem a região do Baixo Amazonas. Ele será membro representativo das comunidades ribeirinhas.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais